Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Fevereiro de 2020 | 01h05 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2020 | 01h05

Uíge: Técnicos de saúde no Songo sem salários desde 2018

Uíge - Vinte e três técnicos de saúde contratados no Songo, província do Uíge, estão sem receber os seus salários desde 2018, por falta de suporte financeirol, revelou nesta quarta-feira a directora municipal do sector, Lucrécia Pedro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a responsável, a situação deve-se à falta de verbas próprias e à actual conjuntura económico do país, além de outros confrangimentos que estão na base do atraso do pagamento dos onorários a cerca de dois anos, um caso deixado pela direcção anterior.

Entretanto, disse a directora, actualmente a instituição tem feito esforços para a redução paulatina da divida dos salários com os profissionais contratados para trabalhar no munícipio do Songo.

A respeito, o administrador do Songo, Júnior Cudimuena, disse que o insuficiente número de técnicos de saúde levou ao Governo a criar políticas de enquadramento de contratados com salário mínimo, para minimizar a carência na assistência médica à população.

Diante deste quadro, avançou que a administração municipal continua a trabalhar para resolver o pagamento dos salários dos 23 contratados.

O município do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, possui uma população estimada em 62 mil e 362 habitantes (Censo de 2014) e conta actualmente com um hospital e dois centros de saúde, suportados por 146 enfermeiros e seis médicos.

Assuntos Dinheiro   Província » Uíge   Saúde  

Leia também
  • 04/02/2020 21:58:35

    Inauguração de Centro Materno Infantil no Songo marca 4 de Fevereiro

    Uíge - A inauguração hoje, terça-feira, de um Centro Materno Infantil, no município do Songo, com capacidade de atender 15 partos dia e outras consultas, marcou às celebrações do 4 de Fevereiro no Uíge, num acto presidido pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico.

  • 04/02/2020 20:36:27

    Adolescente com problemas nos intestinos evacuada para Luanda

    Soyo - Uma adolescente (13 anos) que ficou camada um ano e quatro meses, no município do Soyo, província do Zaire, supostamente na sequência de duas cirurgias aos intestinos mal sucedidas, foi terça-feira evacuada para uma das unidades sanitárias especializadas em Luanda.

  • 01/02/2020 13:56:40

    Caso suspeito de coronavírus é negativo

    Luanda - Os exames laboratoriais do paciente chinês internado em Luanda, com suspeitas de contrair coronavírus, revelam-se negativos.