Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

04 Maio de 2020 | 14h43 - Actualizado em 04 Maio de 2020 | 16h08

Hemoterapia do Hospital do Bié beneficia de 54 bolsas de sangue

Cuito - A Hemoterapia do Hospital Provincial do Bié beneficou de 54 bolsas de sangue, doados por fiéis da Igreja Adventista do 7º Dia, informou hoje (segunda-feira) o chefe da secção, Álvaro Soares.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bolsas com sangue doado num dos hospitais

Foto: Juúlio Vilinga/Arquivo

O gestor enalteceu a iniciativa dos fiéis daquela denominação cristã, ressaltando que diariamente são realizadas 27 transfusões de sangue a doentes como crianças, gestantes em trabalho de parto e vítimas de acidentes de viação. 

Para minimizar a carência de sangue no Hospital Provincial, segundo o responsável, são necessários no mínimo 20 doadores por dia. Assegurou haver equipamentos suficientes para a colecta de sangue (bolsas, reagentes para testagem e outros), assim como de armazenamento do produto.

“O sangue nunca é suficiente”, disse Álvaro Soares, salientando que são as ajudas que permitem o produto esperar pelo doente e não o contrário. Por outro lado, apelou às demais igrejas, associações juvenis e singulares no sentido de se solidarizarem com a instituição, através da doação de sangue.

A Hemoterapia do Hospital Provincial Bié tem capacidade para colher 60 bolsas de sangue dia, enquanto os dois frigoríficos disponíveis podem conservar até 200 bolsas.

O actual hospital, construído no período colonial, tem capacidade para atender 460 pacientes, mas com o aumento populacional atende cerca de mil pacientes por dia. Para o efeito, conta com 800 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio.

A malária, tuberculose, anemia, pneumonia, epilepsia, doenças respiratórias e diarréicas agudas, traumatismo, febre tifóide, hipertensão arterial, infecções transmissíveis sexualmente, parasitoses intestinais e gastrite são outras patologias tratadas naquela unidade hospitalar.

Assuntos Doação   Província » Bié  

Leia também
  • 30/04/2020 19:36:03

    Covid-19: Governador trabalha com utentes de mercado informal

    Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, trabalhou, nesta quinta-feira, no mercado do Chissindo, na sensibilização dos utentes desse local sobre as medidas de prevenção do novo coronavírus (covid-19), para evitar a propagação da pandemia.

  • 27/04/2020 18:17:46

    Covid-19: Cuito com escassez de material de biossegurança

    Cuito - Várias farmácias da cidade do Cuito, província do Bié, registaram, nos últimos dez dias, escassez de material de biossegurança e de prevenção contra a Covid-19.

  • 24/04/2020 23:53:37

    Covid-19: Comissão Multissectorial recebe meios tecnológicos

    Luanda - Oito sistemas de vídeo-conferência, avaliados em 190 mil dólares norte-americanos, foram entregues, nesta sexta-feira (dia 24), à Comissão Interministerial para Resposta à Covid-19, para facilitar o combate à pandemia com recursos tecnológicos.