Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Julho de 2020 | 14h01 - Actualizado em 08 Julho de 2020 | 19h29

Covid-19: MINSA promove testes rápidos em Luanda

Luanda - O Ministério da Saúde (MINSA) e o Governo Provincial de Luanda (GPL) iniciaram, nesta quarta-feira, uma campanha de testagem massiva no mercado Catinton, no distrito urbano da Maianga, município de Luanda, no quadro das acções de combate e prevenção à Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministério da Saúde promove testes rápidos da covid-19 no mercado Catinton

Foto: Alberto Juliao

Prevê-se a testagem rápida e voluntária de mil pessoas, no primeiro dia do programa conjunto do governo local  destinado, numa primeira fase, a locais de grande concentração populacional, onde há maior probabilidade de contaminação.

Para além da recolha de amostras, a equipa de técnicos está também a sensibilizar a população para cumprir as normas de prevenção da doença, com realce para a lavagem frequente das mãos com água e sabão, desinfecção com álcool gel e uso obrigatório de máscara.

Conforme a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, estas testagens fazem parte de um programa do GPL e do MINSA nos lugares de grande concentração onde pode haver mais facilidade para transmissão da doença.

A governante avançou que se trata de um teste sorológico rapido aprovado pelo FDA, especificamente o teste de Abbott e também já tem validação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Quando é feita a testagem não significa que a pessoa tem a doença activa, mas sim que teve contacto com o coronavírus e tem imunidade, como também pode testar positivo e nestes casos fazem a colecta com a zaragatoa para se fazer o teste molecular e são tomadas todas as medidas de saúde pública", referiu a ministra.

Nesta fase, a jornada vai abranger ainda os mercados do 30, em Viana, do Kikolo e Asa Branca, ambos no município do Cazenga, e o bairro Mártires de Kifangondo (distrito urbano da Maianga - Luanda).

Assuntos Província » Luanda   Saúde  

Leia também
  • 08/07/2020 23:31:49

    Covid-19: Setenta e uma pessoas reagem ao teste rápido

    Luanda - Setenta e uma pessoas, num total de mil e 481 testes rápidos em massa, feitos desde segunda-feira última até à presente data, em Luanda e no Cuanza Norte, manifestaram a probabilidade de terem entrado em contacto com o vírus da Covid-19.

  • 08/07/2020 18:50:59

    Covid-19: Governador orienta intensificação de medidas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Sérgio Luther Rescova, orientou hoje (quarta-feira) a intensificação e o reforço das medidas de prevenção contra a covid-19 ao nível do município do Negage, por estar limitada com a província do Cuanza Norte, detentora de casos positivos da pandemia.

  • 08/07/2020 11:25:46

    Saúde em Cambambe beneficia de meios rolantes

    Dondo - O sector da saúde no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, beneficiou, hoje, de três motorizadas para facilitar o rastreio de doenças nas comunidades, com realce para a poliomielite e o sarampo.