Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Julho de 2020 | 15h59 - Actualizado em 30 Julho de 2020 | 15h59

População ribeirinha da Matala recebe medicamentos para oncocercose

Matala - A população residente à beira do rio Cunene e outros afluentes, no município da Matala, província da Huíla, começou, esta quinta-feira, a receber 120 mil doses de Metizam, fármaco utilizado na prevenção e tratamento da oncocercose, também conhecida como “cegueira dos rios”.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando à Angop à margem da campanha conduzida por uma brigada da saúde pública, a administrador municipal adjunto para a área política, social e da comunidade Artur José, disse que o município regista uma média de 200 casos por ano, embora a taxa de letalidade seja muito baixa, há riscos de cegueira irrevercível nos afectados.

Contudo, pediu a participação das autoridades tradicionais, líderes religiosos e responsáveis de bairros na sensibilização da população, sobretudo a ribeirinha, para que aceitem o fármaco e acatem as medidas de prevenção contra a doença.

Por sua vez o director municipal de Saúde na Matala, Nicolau Camati, disse que não se registou qualquer caso da doença, mas  dados dos anos passados colocam em alerta, daí o lançamento da campanha.

A doença manifesta-se pela apresentação de nódulos do tamanho de um grão de feijão na região frontal dos braços, ao mesmo tempo que a pessoa afectada pode apresentar pigmentação na pele, que perde ainda mais a elasticidade, podendo chegar a cegueira total.

A onconcercose é uma das doenças tropicais negligenciadas e transmitida pela picada de uma mosca que se encontra às margens dos rios, cujos sintomas, após a picada demoram entre cinco a dez anos para sua manifestação.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 30/07/2020 10:53:18

    População da Matala recebe medicamentos para oncocercose

    Matala - A população que habita à beira do rio Cunene e outros afluentes, no município da Matala, província da Huíla, começou esta quinta-feira a receber 120 mil doses de Metizam, fármaco utilizado na prevenção e tratamento da oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios".

  • 28/07/2020 19:14:42

    Quilengues previne-se de enfermidade

    Lubango - Munícipes de Quilengues, na província da Huíla, começaram a receber, esta terça-feira, comprimidos Metizam, para a prevenção da oncocercose (cegueira dos rios).

  • 28/07/2020 18:18:14

    Covid-19: Cidadãos testam negativo

    Quilengues - Pelo menos 33 pessoas que violaram a cerca sanitária de Luanda, obtiveram resultados negativos nos testes rápidos de Covid-19 a que foram submetidos, no período de 20 a 26 do corrente, no município de Quilengues, na Huíla, informou hoje, terça-feira, o director municipal da saúde, Tito Domingos.