Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

28 Julho de 2020 | 19h14 - Actualizado em 28 Julho de 2020 | 21h39

Quilengues previne-se de enfermidade

Lubango - Munícipes de Quilengues, na província da Huíla, começaram a receber, esta terça-feira, comprimidos Metizam, para a prevenção da oncocercose (cegueira dos rios).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro", é uma doença causada por infecção pelo verme parasita “onchocerca volvulus”.

Os sintomas  incluem coceira, caroços sob a pele e cegueira, sendo a segunda causa mais comum de cegueira devido a uma infecção, depois do tracoma.

Esta última é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite bacteriana que ocorre em áreas de maior concentração de pobreza.

O projecto das autoridades sanitárias de Quilengues prevê tratar 70 mil pessoas, até ao dia 30 deste mês, no quadro de um programa de combate às doenças tropicais negligenciadas.

O programa é levado a cabo, além da sede municipal, nas comunas do Impulo e Dinde, onde 14 enfermeiros e 13 agentes de desenvolvimento comunitário deverão administrar o fármaco a cidadãos com idades compreendidas entre os 5 e 90 anos, segundo o seu responsável, Tito Domingos.

A oncocercose regista uma média anual de cinco mil e 990 casos na província da Huíla, com incidência nos municípios da Matala, Quipungo e Chicomba.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 28/07/2020 18:18:14

    Covid-19: Cidadãos testam negativo

    Quilengues - Pelo menos 33 pessoas que violaram a cerca sanitária de Luanda, obtiveram resultados negativos nos testes rápidos de Covid-19 a que foram submetidos, no período de 20 a 26 do corrente, no município de Quilengues, na Huíla, informou hoje, terça-feira, o director municipal da saúde, Tito Domingos.

  • 28/07/2020 17:59:52

    Hospital do Amboim reforça serviço de ginecologia

    Sumbe - O Hospital Regional do Amboim, na província do Cuanza Sul, reforçou o serviço de ginecologia com a entrada em funcionamento de duas médicas obstetras, soube, esta terça-feira, a Angop, na Gabela.

  • 27/07/2020 18:54:37

    Covid-19: Agência Piaget reforça prevenção

    Cuito - A organização não-governamental Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), no Bié, redobrou as acções de sensibilização para a prevenção contra o VIH/SIDA e Covid-19 junto de trabalhadoras de sexo, consideradas grupos de risco e mais vulneráveis a essas doenças.