Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Setembro de 2020 | 17h31 - Actualizado em 14 Setembro de 2020 | 17h31

Covid-19: Bairro da PIR lidera lista de zonas infectadas

Huambo - O bairro da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), arredores desta cidade, constitui a zona mais infectada pela Covid-19, a nível da província do Huambo, com seis casos, de um total de nove, até ao momento diagnosticados na região, desde o dia um do mês em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Pormenor da Cidade do Huambo

Foto: Cedida

Huambo: Director do Gabinete da Saúde, Lucas Nhamba (Arquivo)

Foto: Aurelio Janeiro Sacalei Soi

Estes dados foram tornados públicos esta segunda-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde do Huambo, Lucas Nhamba, quando informava sobre a situação epidemiológica da província.

De acordo com o responsável, os casos no bairro da PIR subiram de um para seis, no passado sábado, com o registos de novos cinco, no universo de seis que a província diagnosticou.

Sobre os restantes três, disse serem provenientes dos bairros do Canhe, Benfica, arredores da cidade, e outro do largo Ukussi, no interior da cidade, que resultou em morte na sexta-feira.

Ainda sobre os seis casos diagnosticados no sábado, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, disse que cinco têm ligação com um dos dois primeiros casos que a província registou, no dia um de Setembro, e o outro está em estudo  para se determinar o seu vinculo epidemiológico.

Lucas Nhamba fez saber, por outro lado, que a Comissão Multi-sectorial de Combate à Covid-19 está a trabalhar no rastreiro dos contactos directos dos casos positivos, com a realização dos testes serológicos.

Sem precisar mais dados, adiantou até ao momento já foram realizados vários testes rápidos, sendo que 128 amostras foram encaminhados ao laboratório de biologia molecular de Benguela, para serem confirmados, no quadro das estratégias da garantia do controlo da situação epidemiológica da província.

Por isso, apelou à população da província a manter-se calma e a redobrar as medidas de biossegurança de prevenção contra a doença.

Para combater a Covid-19, a província do Huambo conta com 11 centros de observação e tratamento de casos positivos, instalados a nível dos municípios, para evitar o risco de contágio.

Dispõe igualmente de locais de quarentena institucional criados nos centros de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), com 27 suites, e de Aconselhamento do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

O Sistema de Saúde na província do Huambo conta com 249 unidades sanitárias, num universo de duas mil e 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI), onde trabalham 308 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Esta região, constituída por 11 municípios, que perfazem uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, é habitada por um total de dois milhões, 511 mil e 309 cidadãos.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 12/09/2020 20:04:03

    Médicos enaltecem condições do novo Hospital no Bié

    Cuito - Alguns médicos nacionais e estrangeiros da província do Bié enalteceram as condições técnicas e profissionais colocadas no novo Hospital Central do Bié, inaugurado, hoje, sábado, pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 11/09/2020 16:39:57

    Covid-19: Doentes no Uíge recebem máscaras e sabão

    Uíge - Cento e 30 pacientes, entre crianças e adultos, internados no Hospital Geral do Uíge, receberam hoje, sexta-feira, igual número de máscaras caseiras e metades de sabão, numa doação de um grupo de jovens universitários, para ajudar a combater a Covid-19.

  • 11/09/2020 16:32:52

    Egipto oferece a Angola materiais de biossegurança

    Luanda - O Governo egípcio ofereceu ao Estado angolano uma tonelada e meia de materiais de biossegurança, para ajudar nos esforços de combate à pandemia da Covid-19 em Angola.