Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Outubro de 2020 | 19h11 - Actualizado em 08 Outubro de 2020 | 19h43

Covid-19: Lunda Sul recebe material de biossegurança

Saurimo - A Comissão Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19 na Lunda Sul recebeu na quarta-feira material de biossegurança para reforçar o stock existente, informou hoje, quinta-feira, o coordenador adjunto, Viegas de Almeida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da Cidade de Saurimo, na Lunda Sul

Foto: Pedro Parente

Sem revelar quantidades, fez saber que os meios são provenientes do Ministério da Saúde e constam do lote luvas, botas de borrachas, álcool em gel, macacões de protecção de nível três, aventais descartáveis, máscaras cirúrgicas e N91.

Acrescentou que, com este reforço, a comissão está bem servida em termos de material de biossegurança para responder às exigências do momento.

Quando ao reforço dos testes rápidos serológicos, sem avançar quantidades, Viegas de Almeida disse que há previsões de ainda esta semana chegarem a província da Lunda Sul, o que irá permitir, numa primeira fase, a testagem de 500 professores.

No que toca a situação epidemiológica da província, garantiu estar calma e controlada, pelo que apela à população a observarem as medidas de biossegurança e distanciamento físico, de modo a se cortar a cadeia de transmissão do vírus.  

Indicou que se encontram em processamento, no laboratório em Luanda, 1.500 amostras, sendo na sua maioria dos funcionários da Sociedade Mineira de Catoca, que actualmente estão sob cerca sanitária.

Com 327 camas para atender eventuais infectados com a doença,  sendo 43 ventiladas, a  província da Lunda Sul tem, até ao momento, o registo de um caso de Covid-19 recuperado.

Leia também
  • 08/10/2020 18:17:17

    Covid-19: Insuficiência de testes condiciona testagem

    Cuito - A testagem contra a Covid-19 para os professores, até ao momento, está condicionada devido à insuficiência de testes rápidos, na província do Bié, informou, hoje (quinta-feira), no Cuito, o director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos.

  • 08/10/2020 18:08:21

    Covid-19: Governador apela prontidão dos novos técnicos

    Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, apelou hoje, quinta-feira, aos novos profissionais da Saúde, ingressados no concurso público do sector, em 2019, a estarem em prontidão para o combate a pandemia da Covid-19, caso a província venha a registar novos contágios.

  • 08/10/2020 01:19:47

    Covid-19: Médicos chineses já em Angola

    Luanda - Um grupo de médicos, enfermeiros e professores universitários chineses, que trabalhou na primeira linha de combate à Covid-19 em Wuhan, epicentro da doença no mundo, desde Dezembro de 2019, está em Angola para troca de experiência com profissionais angolanos.