Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Janeiro de 2018 | 02h18 - Actualizado em 08 Janeiro de 2018 | 02h18

Cabinda: Vila turística de Lândana completa 76 anos

Cabinda - Vila Guilherme Capelo é a denominação colonial da actual Vila de Lândana, sede do município turístico e pitoresco de Cacongo, que dista num raio de aproximadamente 46 quilómetros a norte da cidade Cabinda. Hoje, segunda-feira, completa 76 anos desde que passou a esta categoria no dia 8 de Janeiro de 1941.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cabinda- Igreja S.Tiago Maior da Missão Católica de Lândana com mais de 100 anos de existência

Foto: ANGOP

Cabinda: Ângulo da Vila de Lândana, no município de Cacongo

Foto: Pedro João

A alteração para Vila de Landana foi logo após a independência nacional. Esta circunscrição apresenta um turismo invejável, por estar banhado pelo oceânico Atlântico. Possui areias brancas, mangais e uma foz do rio Chiloango que atrai grande parte da juventude e turistas que visitam a província, durante os finais de semana.

Conta com uma população estimada em mais de 39 mil habitantes, duas comunas, designadamente Massabi, mais ao norte, fazendo fronteira com a cidade portuária de Ponta-Negra (Congo Brazaville)  e a nordeste, Dinge que divide a circunscrição com o município de Buco-Zau.

A sede tem conhecido níveis de crescimento nos sectores da vida social como os da saúde, educação e energia e água. Conta com institutos médios para além da rede escolar básica.

O sector privado é o que mais se encontra numa fase difícil de crescimento. Na sede pode-se ainda divisar edifícios comerciais como antigos bares, lojas e algumas unidades hoteleiras do tempo colonial e que carecem de reestruturação para que possam ser reabilitadas e seguirem o seu objecto social.

A Igreja S.Tiago Maior de Landana, com mais de 100 anos de existência, os mangais, as praias da foz do rio Chiloango,  local de concentração de escravos no Chinfuca e o monumento do Tratado de Chinfuma fazem parte das atracções de Lândana.

A agricultura e pescas é a atividade dominante dos habitantes da vila.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 01/01/2018 17:12:52

    Intensificadas acções de segurança na passagem de ano

    Luanda - A Polícia Nacional intensificou as acções direccionadas à segurança e tranquilidade públicas dos cidadãos na passagem de ano, de modo a permitir que todos celebrassem em plena harmonia.

  • 31/12/2017 18:49:21

    Cabinda: Governador constata funcionamento das turbinas na Central do Malembo

    Cabinda - A Central Termica de Malembo, principal geradora de energia eletrifica para a cidade de Cabinda e Vila de Lândana, foi objecto neste domingo, de uma visita de constatação do governador da província, Eugénio Laborinho.

  • 26/12/2017 17:32:03

    Responsável apela ao uso racional do combustivel em Cabinda

    Cabinda - A população da província de Cabinda e concessionárias sediadas na região devem fazer uso racional do combustivel, evitando que caia no circuito da especulação, apelou hoje, terça-feira, o coordenador da Comissão Provincial de Asseguramento da Quadra-Festiva, Alberto Paca.

  • 26/12/2017 16:18:19

    Polícia regista sete crimes nas últimas 72 horas em Cabinda

    Cabinda - O Comando provincial da Policia Nacional em Cabinda registou, nas últimas 72 horas, três mortos e danos materiais por se avaliar, na sequência de sete acidentes de viação, bem como sete crimes de natureza diversa, com destaque para furtos e roubos.