Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Janeiro de 2018 | 19h01 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 19h01

Acto central do Dia do Antigo Combatentes acontece em Luanda

Luanda - O acto central das comemorações do Dia do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria,15 de Janeiro, vai decorrer no Cine Atlântico em Luanda, em acto a se presidido pelo seu ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 O 15 de Janeiro foi instituído para homenagear todos os cidadãos que deram o melhor das suas vidas pela causa nobre do povo angolano à independência nacional.

Recentemente,  o ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”  apelou à todos os antigos combatentes e veteranos da pátria para uma consciência de unidade nacional eliminando, à partida, o espírito de revanchismo que possa perigar os pressupostos do Executivo angolano com vista a reconstrução e desenvolvimento multifacetado do país .

 Realçou que o Executivo está a trabalhar no sentido de, no próximo ano,  rever a  lei  13 do Antigo combatente que  atribui uma série de direitos aos cidadãos que se encontram nessa condição,  com destaque para uma pensão de sangue condigna, insenção  na  importação de  viaturas, direito a  habitação, transporte público, entre outros, com vista a  contribuir para a  melhoria das suas condições de vida,..

 O governante  frisou  que  na história de cada povo, existem homens  e mulheres que  pela sua entrega e dedicação à causa do povo e a pátria, jamais  serão esquecidos, a exemplo dos antigos combatentes e os veteranos da pátria.

Salientou que desde a chegada dos colonizadores  em Angola, os  nativos jamais se conformaram com o tratamento bárbaro de que eram submetidos pela máquina repressiva do regime colonial português.

Por essa razão, várias  batalhas foram  travadas pelos reinos do Congo, do N'Dongo, da Matamba, do Bailundo, entre outros.

Dados do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, divulgados em 2017, indicam que o sector assiste 159.445 cidadãos, entre os quais antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes tombados.

Assuntos Efeméride   Sociedade  

Leia também
  • 12/01/2018 18:41:29

    Cidadã morre e quatro ficam feridos no desabamento de casa

    Luena - Uma adolescente de 14 anos de idade, identificada por Dolofina Nelinha, morreu e quatro outros membros da mesma família ficaram feridos, na sequência de desabamento de uma residência no bairro Sangondo, arredores do Luena, devido às enxurradas das últimas 24 horas, após a chuva.

  • 12/01/2018 17:10:10

    Malanje terá linha de denúncia de casos de saúde

    Malanje- Duas linhas telefónicas para denúncias, sugestões e reclamações de eventuais más práticas no atendimento dos cidadãos nos hospitais de referência da cidade de Malanje e outras unidades sanitárias, serão abertas, nos próximos dias, pela Comissão Provincial institucional de reforço ao funcionamento do sector da saúde, recentemente criada pelo Governo da Província.

  • 12/01/2018 16:25:15

    Faculdade de Medicina lança 60 médicos no mercado de trabalho

    Malanje - Sessenta médicos, licenciados pela Faculdade de Medicina de Malanje, afecta à Universidade "Lueji A N'Konde", serão lançados ao mercado de trabalho, ao longo do primeiro trimestre deste ano, com vista ao reforço do capital humano nas unidades sanitárias da província e do país, em geral, deu a conhecer hoje (sexta-feira) Edson Alfredo, vice-decano para os assuntos académicos da instituição escolar.

  • 11/01/2018 21:52:23

    Malanje acolhe 16ª edição do CANFEU

    Malanje - A província de Malanje acolhe este ano a 16ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU), informou hoje, quinta-feira, o secretario nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova.