Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Fevereiro de 2018 | 13h19 - Actualizado em 10 Fevereiro de 2018 | 13h19

Jovens exortados a renovar fé cristã

Mbanza Kongo - Os jovens devem inspirar-se em Jesus Cristo, sempre que encontrarem-se em situação e angústia e tribulações, para a renovação permanente da sua fé e esperança em dias melhores, exortou hoje, sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, o padre Gomes Saldanha.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

SÊ CATEDRAL DA IGREJA CATÓLICA DE MBANZA KONGO

Foto: Pedro Moniz Vidal

O prelado católico que falava à Angop, a propósito da chegada da Cruz Peregrina da Jornada Nacional da Juventude Católica à Diocese de Mbanza Kongo proveniente da província do Uíge, aconselhou os jovens a encararem Jesus Cristo como a luz que irradia a esperança em suas vidas, lembrando que Cristo sofreu na cruz com muito amor, até ao infinito, pela humanidade.

“Os jovens que estão a atravessar diversas dificuldades como o desemprego e outras tribulações devem ver, a partir da cruz de Cristo, uma luz para suportar as angústias da vida com a esperança de que o sofrimento terá o seu fim”, sublinhou.

O também vigário da Paróquia da Sé Catedral Católica de Mbanza Kongo fez saber que a Cruz Peregrina vai passar pelas diferentes dioceses de Angola e São Tomé, um evento que o padre considerou de antecâmara às jornadas nacionais da juventude católica a decorrerem, proximamente, nas dioceses de Caxito, Luanda e Viana.

Explicou que, a peregrinação, que partiu da Diocese do Lubango, província da Huíla, em Janeiro deste ano, visa despertar nos jovens católicos a necessidade de conhecerem o sentido da cruz e a paixão de Jesus Cristo.

Lembrou que os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São-Tomé (CEAST) dedicaram o triénio 2017/2020 à juventude católica sob o lema “Jovem quero ficar em tua casa”, sendo que a Peregrinação da Cruz é uma actividade inserida neste programa.

Fez saber que na Diocese de Mbanza Kongo, a Santa Cruz já passou pelas Paróquias de São Vicente, município do Nzeto, Sagrada Família (Tomboco) e neste momento encontra-se na Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Nsongo, onde deverá permanecer durante três dias.

Segundo ainda o programa, de 13 a 16 deste mês, a cruz estará na Paróquia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Sé Catedral de Mbanza Kongo, onde no primeiro dia será celebrada uma missa solene de entronização, que será antecedida de uma procissão, actividade a ser orientada pelo bispo da Diocese de Mbanza Kongo, dom Vicente Kiaziku.

A Santa Cruz seguirá depois para a província de Cabinda, cuja cerimónia de entrega será realizada na Paróquia do Imaculado coração de Maria, Kikudo, no município do Soyo, no dia 18 de Fevereiro do ano em curso.

Leia também
  • 05/11/2018 19:33:27

    Portadores de deficiência queixam-se da exclusão social

    Mbanza Kongo - O estigma e a discriminação no acesso aos serviços públicos foram os dois males denunciados nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, por pessoas portadoras de deficiência.

  • 05/11/2018 11:03:49

    Crimes contra pessoas lideram gráfico criminalístico

    Mbanza Kongo - Oito crimes contra as pessoas, consubstanciados em ofensas corporais por disparo com arma de fogo, homicídio qualificado e violação sexual de menor de doze anos lideraram o gráfico criminalístico do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, nos últimos sete dias.

  • 02/11/2018 13:15:59

    SIC desmantela grupos de marginais em dois municípios

    Mbanza Kongo - Dois grupos de marginais que se dedicavam a assaltos a residências e na via pública foram desmantelados, nos últimos sete dias, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire.

  • 02/11/2018 01:04:47

    Cuanza sul: Defendido contributo da mulher no resgate de valores morais

    Sumbe - O padre da igreja católica Mohamed Cassessa, defendeu quinta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, o contributo que as mulheres prestam no resgate dos valores morais e cívicos.