Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Junho de 2018 | 06h47 - Actualizado em 08 Junho de 2018 | 06h47

Jovens clamam por formação técnico-profissional no Moxico

Luena - Jovens residentes no Moxico clamam por formação técnico-profissional, a fim de contribuírem para o desenvolvimento da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Encontro de auscultaçao à Juventude

Foto: kinda kyungu

O desejo foi manifestado durante um encontro de auscultação com o governador local, Gonçalves Muandumba, no qual os cidadãos solicitaram maior intervenção do Estado na área de formação, assim como na dinamização do sector desportivo.

O acto contou com a participação de jovens de vários estratos da sociedade e decorreu sob lema “Juventude inserida na vida activa, futuro garantido”, tendo servido de reflexão sobre os principais problemas que afligem essa camada da população na região.

Falando à Angop, no final, o estudante da 11ª do curso de Comércio, no Instituto Politécnico de Administração e Gestão, Aniceto Garcia, sublinha a importância da gratuitidade da formação, como meio de ajudar maior parte das pessoas na região.

Na sua opinião, é preciso capacitar o cidadão para que este possa empreender pequenos negócios para sobrevivência. Solicitou o engajamento da sociedade civil e das igrejas.

Já André Wayami, praticante de judo, apelou para a necessidade de se apostar mais nos desportos individuais, com a criação de condições materiais e financeira, visando a participação do Moxico em provas nacionais.

Por seu turno, Fadário José defende melhorias na disciplina de educação física, a qual lecciona, por concluir ser insuficiente o número de professores qualificados nesta área na província.

No entanto, o coordenador da região leste do Banco de Comércio e Industria (BCI), José Dismasse, referiu que a instituição está aberta a ajudar no que concerne a iniciativas empreendedoras, através do programa “Projovem”, que desde 2017 financia alguns projectos na província.

Leia também
  • 08/11/2018 17:46:00

    Responsável sugere cooperativas numa única entidade

    Ndalatando - A necessidade da criação de uma única entidade que congregue todos os ramos do cooperativismo para melhor organização e defesa dos seus direitos foi defendida, hoje (quinta-feira), em Ndalatando, Cuanza Norte, pela vice-presidente da Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias de Angola (Unaca), Ricardina Machado.

  • 08/11/2018 17:31:48

    APROSOC facilita registo de 400 menores de cinco anos

    Luena - Quatrocentas menores vulneráveis, de cinco anos de idade, da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram, de Julho até a presente data, de registo de nascimento gratuito e vacinas contra o tétano e a pólio, no âmbito do Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC).

  • 08/11/2018 17:24:09

    Anciã morre por Descarga atmosférica no Cuvango

    Cuvango - Uma anciã de 75 anos de idade morreu, quarta-feira, vítima de descarga atmosférica, no município do Cuvango, província da Huíla, informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Inocêncio Hungulo.

  • 08/11/2018 17:15:30

    Paz exercício de soberania e segurança - diz responsável

    Luanda - A construção da paz é um exercício de soberania e de segurança nacional, por constituir a base para a defesa e preservação do bem comum, cujo objectivo fundamental deverá ser dotado as crianças e adultos, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director-geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus.