Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Junho de 2018 | 16h55 - Actualizado em 09 Junho de 2018 | 16h55

Município de Moçâmedes conta com novo soba

Moçâmedes - O soba grande do município de Moçâmedes, Bakulapo Tumanita, de 54 anos de idade, foi apresentado hoje, sábado, nesta cidade, aos membros do governo, administradores municipais e a população desta circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 A cerimónia de investidura foi presidida pelo soba reformado do município do Virei, ex-deputado a assembleia nacional para o círculo provincial, Sabonete Mwacopotola.

Seguindo a linhagem familiar, Bakulapo Tumanita, substitui o seu irmão que faleceu em Outubro de 2017, José Boni por acidente de viação.

Nesta cerimonia, o soba Sabonete Mwacopotola aconselhou ao novo regedor a seguir com as regras costumeira desta tradição, ouvindo os problemas da comunidade e procurar encontrar as possíveis soluções, sobretudo, àquelas de âmbito tradicional.

O novo soba agradeceu a confiança depositada, não só, pela família, mas das autoridades locais, tendo-se comprometido em trabalhar com o povo e na união entre a classe dos sobas para que o trabalho da regedoria seja respeitado na província.

Na ocasião, o governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, reconheceu o papel que os sobas jogam no seio da população, sobretudo, aqueles ligados aos conflitos de terra, roubos e furtos de gado.

Aconselhou-o a trabalhar com as demais sobas para que os problemas que esta franja ainda enfrenta sejam solucionados a curto prazo, como os seus subsídios, transportes, entre outros.

“ Pedimos ainda a colaboração dos nossos sobas para a sensibilização dos criadores de gado, no sentido de levarem os seus animais as mangas de vacinação e assim evitarmos doenças no seio das comunidades”, disse o governador.

A província do Namibe conta com mais de cem autoridades tradicionais espalhadas a nível dos cinco municípios da província, Moçâmedes, Virei, Tômbwa, Bibala e Camucuio.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 05/11/2018 17:05:27

    Lucira inscreve jovens para formação profissional

    Moçâmedes - Setenta e um jovens, com idades compreendidas entre 18 aos 25 anos de idade, estão inscritos nos cursos de formação profissional do Centro de Artes e Ofícios da comuna da Lucira, município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 05/11/2018 16:05:24

    Responsável apela ao redobrar de segurança na extinção de incêndios

    Mçâmedes - O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro do Namibe, intendente de Bombeiro, Rafael Samuel Salatiel, apelou, hoje, segunda-feira, aos efectivos deste comando, a redobrarem as medidas de segurança que visam combater os incêndios no seio das comunidades, sobretudo as mais vulneráveis.

  • 31/10/2018 19:55:44

    Macala-sede clama por infra-estruturas e serviços sociais básicos

    Moçâmedes- A população da localidade da Macala-sede, município de Moçâmedes, província do Namibe solicitou a Administração Municipal desta circunscrição, a implementação de infra-estruturas e serviços sociais básicos.

  • 26/10/2018 17:44:24

    Lucira e Bentiaba podem beneficiar de energia eléctrica

    Moçâmedes - As comunas da Lucira e Bentiaba, município de Moçâmedes, província do Namibe, poderão beneficiar de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento de dois grupos geradores nos próximos dias.