Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2018 | 20h31 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 20h31

Ética e deontologia devem nortear quotidiano do gestor público - governador

Huambo - O cumprimento escrupuloso da ética e da deontologia profissional, com base no sigilo e na confidencialidade dos assuntos do Estado, deve nortear o quotidiano de todo funcionário público, começado pelos titulares de cargos de direcção e chefia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador do Huambo, João Baptista Kussumua

Foto: VALENTINO YEQUENHA

Esta advertência é do governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, que falava hoje, terça-feira, na cerimonia de empossamento de 19 directores de gabinetes provinciais, dois administradores municipais, 44 chefes de departamentos, dois administradores municipais adjuntos, um comunal e outro adjunto, assim como 10 chefes de secções.

Segundo o governante, é necessário que os novos responsáveis exerçam as suas funções com dignidade e com respeito aos princípios legais do servidor público, pois  o sucesso da gestão assenta no bom desempenho,  boa conduta e postura perante à lei e na capacidade de materialização exitosa, célere e atempada das suas atribuições.

Lembrou que a administração pública persegue, em primeiro lugar, o interesse público e, por esta razão, deve reger-se pelos princípios da igualdade, da legalidade, da justiça, da proporcionalidade, da imparcialidade, da responsabilização, da decisão e probidade administrativa, da celeridade processual e desburocratização, do dever e da boa administração, assim como do participativo e da colaboração da administração com os particulares.

No seu discurso, João Baptista Kussumua justificou que o reajuste das estruturas do Governo da província do Huambo surge no cumprimento do Decreto Presidencial 208//17, de 22 de Setembro, que regulamenta os princípios e as normas de organização e de funcionamento dos órgãos da Administração Local do Estado, fixando as respectivas estruturas organizacionais e os mecanismos da sua operacionalização.

Leia também
  • 06/02/2019 11:16:38

    Acidentes de viação causam 92 mortes em 12 meses no Cuanza Norte

    Ndalatando - Noventa e duas pessoas morreram e 523 ficaram feridas em consequência de 383 acidentes de viação registados entre Janeiro a Dezembro de 2018 no Cuanza Norte, informou o Comando Provincial da Polícia Nacional.

  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.