Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2018 | 19h53 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 19h53

Mais de 20 % de menores envolvidos em trabalho infantil no país

Luanda - O Instituto Nacional de Estatística (INE) denunciou, hoje, terça-feira, que 23 porcento de crianças, entre 5 aos 17 anos de idade estão envolvidas em actividades económicas ou tarefas domésticas por tempo superior ao apropriado para a sua idade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Crianças submetidas à trabalho infantil

Foto: ANGOP/Arquivo

A nível dos  país,  as  províncias com maior número de crianças envolvidas no trabalho infantil são as do Cuanza – Sul e o Cuando Cubango,  com 45 % e 39%,  respectivamente.

De acordo com dados do INE, a que a Angop teve acesso nesta terça-feira,  três  porcentro  das crianças, em Angola,  dos 15-17 anos de idade envolvidas em actividades económicas frequenta a escola e cerca de nove  porcento  não frequenta.

Ainda de acordo com  dados estatísticos, oito porcento das  crianças,  dos 15-17 anos de idade estão envolvidas, de igual modo, em tarefas domésticas  e não frequentam a escola, enquanto que outras,  13 por cento vão a  escola.  

A percentagem de crianças envolvidas em trabalho infantil é maior nas áreas rurais do que nas urbanas, com uma diferença de 14 pontos percentuais (32% contra 19%)

 As crianças nas áreas rurais são mais propensas a estarem envolvidas em actividades económicas e tarefas domésticas acima do número de horas que é considerado apropriado para a sua idade.

O Dia Mundial  Contra o Trabalho Infantil  é  celebrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e  foi constituído pelas Nações Unidas, em  2002.

Esta data, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.

 Com  esta  efeméride  procura-se promover o direito de todas as crianças a  serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil.

De acordo com o CENSO DE 2014, a população angolana é estimada em  um  total de 25 milhões 901 mil e 182 .

Assuntos Criança   Sociedade  

Leia também
  • 12/06/2018 18:38:49

    Estudantes visitam sede do governo provincial

    Malanje - Um grupo de estudantes da Escola Primária São José do Cluny, localizada na cidade de Malanje, visitou hoje (terça-feira), a sede do governo provincial, visando interirar-se do seu funcionamento, no âmbito da jornada alusiva ao mês da criança.

  • 12/06/2018 18:36:32

    Efectivos do Minint ganham complexo habitacional com mais de 200 residências

    Ndalatando - Os efectivos do Ministério do Interior (Minint) no Cuanza Norte vão contar, até ao final deste ano, com um complexo habitacional com mais de 200 residências de diferentes tipologias, informou hoje terça-feira, em Ndalatando, o delegado provincial l da instituição, comissário Simão Pereira de Sousa Inglês.

  • 12/06/2018 18:23:40

    Lunda Norte tem mais de 15 mil beneficiários de pensões

    Dundo - Quinze 15 mil 770 cidadãos, na Lunda Norte, recebem pensões de sobrevivência na condições de antigos combatentes, deficientes de guerra, viúvas e filhos, fez saber hoje, terça-feira, no Dundo, o director do Gabinete Jurídico do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, José António Chissola