Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2018 | 19h53 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 19h58

Mais de 20 % de menores envolvidos em trabalho infantil no país

Luanda - O Instituto Nacional de Estatística (INE) denunciou, hoje, terça-feira, que 23 porcento de crianças, entre 5 aos 17 anos de idade estão envolvidas em actividades económicas ou tarefas domésticas por tempo superior ao apropriado para a sua idade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Crianças submetidas à trabalho infantil

Foto: ANGOP/Arquivo

A nível dos  país,  as  províncias com maior número de crianças envolvidas no trabalho infantil são as do Cuanza – Sul e o Cuando Cubango,  com 45 % e 39%,  respectivamente.

De acordo com dados do INE, a que a Angop teve acesso nesta terça-feira,  três  porcentro  das crianças, em Angola,  dos 15-17 anos de idade envolvidas em actividades económicas frequenta a escola e cerca de nove  porcento  não frequenta.

Ainda de acordo com  dados estatísticos, oito porcento das  crianças,  dos 15-17 anos de idade estão envolvidas, de igual modo, em tarefas domésticas  e não frequentam a escola, enquanto que outras,  13 por cento vão a  escola.  

A percentagem de crianças envolvidas em trabalho infantil é maior nas áreas rurais do que nas urbanas, com uma diferença de 14 pontos percentuais (32% contra 19%)

 As crianças nas áreas rurais são mais propensas a estarem envolvidas em actividades económicas e tarefas domésticas acima do número de horas que é considerado apropriado para a sua idade.

O Dia Mundial  Contra o Trabalho Infantil  é  celebrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e  foi constituído pelas Nações Unidas, em  2002.

Esta data, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.

 Com  esta  efeméride  procura-se promover o direito de todas as crianças a  serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil.

De acordo com o CENSO DE 2014, a população angolana é estimada em  um  total de 25 milhões 901 mil e 182 .

Assuntos Criança   Sociedade  

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.