Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2018 | 17h10 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 17h10

Mulher cristã deve apostar na formação - diz conselherira

Luanda - A mulher cristã como pilar da família deve apostar na sua formação para melhor desempenhar o seu papel no lar e na sociedade, apelou, hoje (quinta-feira), em Luanda, a conselheira geral de mulheres da Igreja Metodista Unida, Marilina de Carvalho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

6ª Conferência da Mulher Metodista de Luanda Sul

Foto: Cortesia de Ana Ramos

Conselheira Geral da Igreja Metodista Unida, Marilina de Carvalho

Foto: Ana Ramos

A ideia foi defendida numa palestra sobre o papel da Mulher Cristã na Família e na Sociedade, realizada no âmbito da 6ª Conferência Bienal de Mulheres do Distrito Eclesiástico de Luanda Sul.

De acordo com a religiosa, a mulher deve preocupar-se com a sua formação académica, para que consiga posicionar-se bem, quer na igreja, quer na sociedade.

Na óptica da oradora, a formação intelectual e espiritual são as premissas para melhor convivência no lar e na vizinhança,  pois a mulher deve preocupar-se consigo mesmo, primando não só pela beleza física.

Marilina de Carvalho disse que os conhecimentos adquiridos devem ser partilhados diariamente com os filhos, marido e vizinhos, para elevação do nível não só académico como também ético e moral.

 Na ocasião, reafirmou a necessidade de se trabalhar para  o resgate de valores, hábitos e costumes da mulher que nos últimos tempos têm sido ignorados.

Nesta vertente, apontou a forma de vestir, as danças, canções e os hábitos alimentares que devem ser preservados de acordo com a cultura nacional.

Referiu que as tradições culturais angolanas estão a desaparecer, sendo preciso desencorajar as más práticas como as acusações de feitiçaria, murmurações, inveja,  espírito de superioridade, entre outras .

A líder religiosa recomendou a criação de grupos de trabalho constituídos por profissionais de saúde, psicólogos, advogados, professores, jornalistas, pastores e demais nos diferentes distritos com vista a combater a violência doméstica, o elevado índice de criminalidade, uso excessivo de bebidas alcoólicas e drogas.

Por outro lado, advogou que as igrejas devem fazer um trabalho contínuo com a jovem mulher no que toca a gravidez precoce e a prostituição, males que enfermam a sociedade.  

Lamentou igualmente as violações que muitas mulheres são alvo devido a falta de moral e ética de muitos homens, pedindo a adopção de medidas severas para os autores desses crimes.  

A religiosa aconselhou a realização de debates, palestras, colóquios e fogueiras, para tratarem de assuntos relacionados a vivência diária na comunidade.

A 6ª Conferência Bienal de Mulheres do Distrito Eclesiástico de Luanda Sul, iniciada esta quarta-feira, visa  conferir e analisar os relatórios das diversas organizações locais que integram o distrito, assim como discutir e deliberar assuntos apresentados pelos membros.

Segundo o programa, o acto de encerramento está agendado para domingo, às 15horas, na Igreja de Icolo e Bengo, durante a qual vai ser feita a leitura das resoluções, recomendações e consagração do novo Corpo Directivo Distrital.

Assuntos Angola   Religião  

Leia também
  • 12/07/2018 11:39:29

    Pastor condenado a 10 anos de prisão por violação sexual

    Ondjiva - O pastor da Igreja Ministério de Alsadam, no Cunene, Cornelius Simon, de 42 anos de idade, de nacionalidade namibiana, foi condenado hoje, quinta-feira, em Ondjiva, a 10 anos de prisão maior pelo Tribunal Provincial, por abusar sexualmente de três das quatro meninas crentes que viviam na sua residência.

  • 11/07/2018 19:46:25

    CAE 2018 promove efectivação do resgate dos valores sociais

    Lubango - O resgate dos valores morais, culturais e espirituais, no quotidiano profissional e académico dos jovens é uma das finalidades da 9ª edição do Congresso Anual dos Estudantes (CAE) com o tema "Uma nova história", que decorre no Lubango até ao próximo sábado.

  • 11/07/2018 15:42:05

    Fundação destaca contributo do ciclo de conferências para Angola

    Luanda - A realização do ciclo de conferências sobre "Os Grandes desafios da sociedade angolana para os próximos dez anos" constituiu a expressão do primeiro contributo que a Fundação Sagrada Esperança colocou a disposição do país no arranque das suas actividades.