Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Julho de 2018 | 04h31 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 03h36

Polícia detém 136 supostos criminosos no Lobito

Lobito - Cento e 36 supostos criminosos, dos quais 25 pertenciam a sete grupos desmantelados, foram detidos no primeiro semestre deste ano, no município do Lobito,província de Benguela, acusados de estarem envolvidos em 520 crimes diversos, de acordo com dados do Comando Municipal da Polícia Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Meliantes detidos pela polícia

Foto: Pedro Parente

Numa nota de imprensa distribuída na terça-feira à Angop, os cidadãos foram detidos durante as acções de enfrentamento que culminaram ainda com a apreensão de 12 armas de fogo, quatro carregadores, 1136 munições, quatro viaturas, 20 motorizadas, 176 kilogramas de liamba e 59 gramas de crack, entre outros artigos.

Dos 520 crimes diversos, registou-se mais 260 comparativamente ao mesmo período anterior, que causaram um prejuízo avaliado em 40 milhões e 360 mil kwanzas.

Trezentos e vinte e três crimes contra propriedade, 143 contra pessoas, 16 contra ordem pública e tranquilidade, 20 de narcotráficos e 18 crimes económicos, com realce para caducidade de produtos e especulação, figuram na lista dos catalogados.

No que toca ao modus operandi, os delinquentes recorreram a espancamentos, arma de fogo e branca, arremessos, coação física para os casos de violações, aliciamento com maior incidência na via pública, interior de residência e estabelecimento comercial.

A polícia realça 221 furtos, 112 ofensas corporais e 69 roubos, cujos locais mais visados foram os bairros do Compão, Restinga, Bela Vista, Calumba, 27 de Março e 17 de Março.

As principais causas dos crimes, segundo dados policiais, estão ligados ao desemprego e desavenças.

Por outro lado, o comando registou um total de 127 acidentes de viação que resultaram em 24 mortos e 158 feridos, liderados por 50 atropelamentos na estrada nacional número 100, bem como na rotunda do caminhoneiro na zona alta da cidade do Lobito.

Entretanto, o Comando Provincial da Policia Nacional em Benguela realizou segunda-feira um encontro orientado pelo delegado provincial do Ministério do Interior, Comissario António Dumbo Livulo, com os membros do conselho de auscultação e concertação social da administração municipal do Lobito, com vista a dar a conhecer os resultados das preocupações colhidas no primeiro encontro, realizado entre ambas partes em Fevereiro último.

De acordo com o director do Gabinete de Estudos Informação e Análise (GEIA) do Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela, superitendente-chefe, Vicente Nogueira, foram implementados procedimentos operacionais, como o levantamento dos principais focos dos delinquentes e a realização de encontro com as comunidades, sobretudo nos bairros de maior incidência criminal.

Destacou igualmente a colocação de destacamento policial através do apoio da administração municipal nos bairros de Alto Akongo, Santa Cruz, Golf  e Restinga para combater a criminalidade, estimulando a empatia entre policia e cidadão.

Leia também
  • 09/07/2018 13:12:25

    Detidos 11 automobilistas por condução em estado de embriaguez

    Benguela - Onze automobilistas que conduziam sob efeito de consumo de álcool, foram detidos fim-de-semana, em Benguela, durante uma operação denominada "Serpentina" realizada pelo Comando Provincial da Polícia Nacional.

  • 05/07/2018 18:40:24

    Jovem mata família e suicida-se em Benguela

    Benguela - Um jovem de 30 anos de idade, de nome Jacinto Monteiro, estrangulou até a morte a sua esposa e o filho e em seguida suicidou-se com um tiro na cabeça, por supostos motivos passionais.

  • 03/07/2018 16:39:24

    Dom Belmiro Chissengueti nomeado Bispo de Cabinda

    Benguela - O Papa Francisco nomeou Dom Belmiro Cuika Chissengueti Bispo da Diocese de Cabinda, anunciou hoje, terça-feira, o Bispo da Diocese de Benguela, Dom António Francisco Jaka.