Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2018 | 18h39 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 18h39

Sociedade civil em formação sobre género e VIH/Sida

Malanje - Membros das organizações da sociedade civil e de associações e cooperativas de camponeses e quadros da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) participam, a partir de hoje (quinta-feira), nesta cidade, no VIII módulo anual de formação sobre género e VIH/Sida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com duração de dois dias, a formação está a ser promovida pela ADRA com objectivo de reforçar a sua capacidade e sustentabilidade institucionais relacionadas com o desenvolvimento sustentável e com as temáticas de direito das mulheres, género e VIH/Sida nas comunidades.

Consta ainda dos objectivos do evento, identificar e analisar os desafios da organização sobre o género e direito das mulheres à luz do seu Plano Estratégico referente ao período de 2018/2022.

De acordo com o director da ADRA em Malanje, Fernando Santos, a promoção do equilíbrio e justiça de género constitui um dos desafios da organização, daí a razão da promoção anual da formação, com vista a aumentar os conhecimentos dos seus quadros, da sociedade civil dos parceiros sobre o género, mulheres e VIH/Sida.                                                                                                                                                                               

Por isso, diz, espera-se que com a formação sejam refrescados conhecimentos e produzidas contribuições e sugestões que concorram para o alcance das linhas de acção do plano estratégico da ADRA para os próximos tempos.

Por sua vez, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, reconheceu a contribuição que a ADRA tem dado para uma melhor equidade do género e prevenção do sida, com a realização de várias acções de sensibilização e formação nesse domínio.

Considerou que apesar dessas iniciativas da ADRA, aliadas a outras do Governo e não só, ainda regista-se hoje novos casos de sida, o que demonstra algum comportamento de risco que sobretudo os jovens enfrentam, com a prática de relações sexuais desprotegidas, o que preocupa as autoridades administrativas locais e centrais.

Durante a formação, os participantes vão abordar matérias relacionadas com as estratégias a adoptar para um envolvimento e participação das mulheres nos debates sobre a temática em discussão, abordagem epidemiológica sobre a questão de VIH/Sida, visão cultural e religiosa sobre a luta contra a doença, entre outros aspectos.

O evento conta também com a participação de representantes das organizações da sociedade civil dos municípios do Quela, Cacuso, Kiwaba Nzoji e Calandula (Malanje) e de Luanda.

Leia também
  • 05/02/2019 17:25:45

    Escolas de condução de Malanje sem equipamento multimédia

    Malanje - As escolas de condução da província de Malanje carecem de equipamento multimédia para as aulas e os exames teóricos de condução, sistema que facilita o trabalho dos instrutores, assim como garante mais destreza e conhecimento aos alunos.

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 04/02/2019 17:52:09

    Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije

    Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.