Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2018 | 17h13 - Actualizado em 09 Outubro de 2018 | 17h13

Criadas condições para a emissão de cartas de condução da SADC

Mbanza Kongo - A Direcção da Viação e Trânsito, na província do Zaire, dispõe já de um edifício com as condições apropriadas para o início da emissão de cartas de condução válidas para os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

CARTAS DE CONDUÇÃO DA SADC

Foto: VALENTINO YEQUENHA

A informação foi prestada hoje, terça-feira, à Angop, em Mbanza Kongo, pelo porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior, Carlos Fidel, frisando que o processo aguarda apenas pela chegada à região do equipamento tecnológico para o efeito a ser fornecido pelas estruturas centrais do órgão, em Luanda.

“Aguardamos, a todo instante, que sejamos notificados pelas estruturas centrais, já que estão já criadas as condições no edifício e preparado o efectivo que se vai ocupar deste processo de emissão de cartas de condução da SADC”, salientou o responsável.

Lembrou que o processo é de âmbito nacional e o Zaire é das poucas regiões do país que ainda aguardam pela instalação do sistema.

Carlos Fidel, que fazia o balanço da sinistralidade rodoviário referente ao terceiro trimestre do ano em curso, fez saber que 73 acidentes de viação ocorreram, durante este período, menos 14 casos em relação ao período homólogo de 2017.

Os sinistros provocaram danos materiais avaliados em 19 milhões, 523 mil e 112 Kwanzas, menos 16 milhões, 975 mil e 312 Kwanzas comparativamente ao terceiro trimestre do ano passado.

Os acidentes caracterizaram-se por atropelamento, capotamentos, colisões entre veículos e motociclos, despistes, choque contra obstáculos e tiveram como principais causas o excesso de velocidade, a imprudência de peões na travessia de estradas, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas por parte de alguns automobilistas.

O município de Mbanza Kongo registou 36 acidentes de viação com 18 mortes e 48 feridos, seguido do Soyo, com 19 sinistros, seis mortes e 28 feridos, o Nzeto registou cinco acidentes, três mortes e 11 feridos, o Tomboco com 10 acidentes, igual número de mortes e 34 feridos.

O município do Nóqui registou dois acidentes com uma morte e dois feridos, enquanto o do Cuimba reportou apenas um acidente, sem mortes e dois feridos, segundo ainda o porta-voz do Minint no Zaire.

 

Assuntos Polícia   Província » Zaire  

Leia também
  • 01/02/2019 13:50:00

    Ancião morto por espancamento no Bailundo

    Huambo - Um homem de 91 anos idade foi morto à pancada, quarta-feira, em plena via pública, no bairro Kangombe, arredores da vila municipal do Bailundo, na província do Huambo.

  • 31/01/2019 18:23:02

    PN detém falsificador de documentos no Zaire

    Soyo - Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), acusado de falsificar e vender certificados e declarações escolares, no município do Soyo, província do Zaire, foi apresentado, nesta quinta-feira, pela Polícia Nacional (PN), aos órgãos de comunicação social.

  • 31/01/2019 11:21:38

    Detido cidadão que se fazia passar por funcionário do Minint

    Mbanza Kongo - Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por funcionário da Delegação do Ministério do Interior (Minint) na província do Zaire, foi detido quarta-feira, na vila do Nzeto, pela Polícia Nacional.

  • 29/01/2019 19:30:59

    SIC desmantela rede de assaltantes "altamente perigosos"

    Huambo - Uma rede de quatro assaltantes, considerados "altamente perigosos", que dedicava-se, à pratica de crimes de homicídios e roubo, na cidade do Huambo, foi desmantelada recentemente, pelo Serviço de Investigação Civil e Criminal (SIC).