07 Fevereiro de 2019 | 22h32 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2019 | 07h46
MAPTSS reequipa centro de formação do país
Ndalatando - Os centros públicos de formação profissional do país começam a ser reequipados e modernizados, a partir deste ano, no quadro da nova dinâmica formativa, informou, quinta-feira, no Cuanza Norte, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Jesus Maiato.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Jovens em centro de formação profissional
Foto: Diniz Simão
A requalificação, de acordo com o governante, vai abranger os pavilhões de artes e ofícios espalhados pelo País.
Jesus Maiato falava à imprensa no final da visita às instituições de formação profissional de Ndalatando, de empreendedorismo e serviços de emprego (CLESE) e as dependências da Direcção Provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
O governante, que se encontra nesta cidade, no quadro da realização do Conselho Consultivo Alargado do MAPTSS, deu a conhecer que as instituições públicas de formação do país não beneficiam de novos equipamentos desde 2013.
Sem avançar os custos da operação, prazos de implementação e tipos de equipamentos a serem substituídos, Jesus Maiato referiu que técnicos do seu pelouro já procedem ao levantamento dos meios a serem adquiridos.
Está previsto, além do reequipamento das unidades de formação já existentes, a construção de novos pavilhões de artes e ofícios de menor dimensão na periferia de algumas cidades e sedes municipais com elevado número de jovens, sem oportunidades formativas e de emprego.
Jesus Maiato referiu que, além da vocação formativa, estas pequenas unidades de formação vão agregar valores às comunidades locais, por via da prestação de alguns serviços à população, executados pelos próprios formandos.
“ A nossa principal preocupação do momento é a formação profissional. Achamos que precisamos continuar a implementar medidas e políticas, que além de capacitar os funcionários e cidadãos comuns, auxiliem na criação de empregos para reduzir a pressão social”, sublinhou.
No leque de iniciativas consta, um Plano de Apoio à Promoção da Empregabilidade, um documento que será aprovado, em breve, e que visa congregar um conjunto de medidas nos domínios da formação profissional, incentivo ao empreendedorismo, estágios profissionais, micro-créditos, entre outros.
Essas acções vão, de igual modo, permitir a criação de um ambiente favorável que permita aos jovens obterem uma oportunidade de emprego.
Existem no país 700 centros de formação profissionais, dos quais 143 públicos e tutelados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Em 2018, esses centros formaram perto de 48 mil cidadãos em diversas áreas, verificando-se um incremento de cinco mil novos formandos, em relação a 2017 em que foram formados cerca de 43 mil.
Assuntos Formação Província » Cuanza Norte
Leia também
-
09/02/2019 09:20:28
MAPTSS quer expansão do SIAC
Ndalatando - Os participantes ao Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) defenderam sexta-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, a expansão da rede de Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) às localidades cujo nível de desenvolvimento económico, social e demográfico se justifiquem.
-
09/02/2019 06:15:51
MAPTSS propõe revisão da lei da greve
Ndalatando - O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) vai propor, este ano, a aprovação de uma nova Lei da Greve, da Actividade Sindical e da Negociação Colectiva, anunciou sexta-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, o titular da pasta, Jesus Maiato.
-
08/02/2019 12:25:05
Vítimas do acidente do Cuanza Norte transferidas para Luanda
Ndalatando - Sete feridos graves, das 17 vítimas do acidente ocorrido quinta-feira, na Estrada Nacional número 230-A, que recebiam assistência no Hospital Provincial do Cuanza Norte, em Ndalatando, foram transferidos, nesta sexta-feira, para unidades hospitalares de Luanda.
- 08/02/2019 05:03:03
Acidente de viação provoca 13 mortos e 17 feridos
Ndalatando - Treze mortos e 17 feridos é o saldo de um acidente de viação ocorrido hoje, quinta-feira, na estrada Nacional nº 230-A, na localidade da Beira Alta, município de Cambambe, província do Cuanza Norte.