Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Dezembro de 2019 | 11h36 - Actualizado em 28 Dezembro de 2019 | 12h49

Bengo pode ser referência na concretização dos objectivos do PND

Caxito - A governadora do Bengo, Mara Quiosa, disse( sexta-feira), em Caxito, que a província pode ser uma referência positiva na concretização dos objectivos definidos no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, sendo para tal necessário aplicar o máximo rigor na gestão e fiscalização das acções, visando uma boa governação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na sua intervenção, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, realizada na noite de sexta-feira, Mara Quiosa pediu aos membros do seu governo, enquanto servidores públicos, a estarem totalmente comprometidos com o bem colectivo e engajados no cumprimento do novo paradigma nacional, assente no diálogo, na transparência, no rigor e disciplina na gestão do erário público, no combate as más práticas, como a corrupção, o nepotismo e outros males.

Destacou como estando em carteira,uma série de projectos para o ano de 2020, como a conclusão do Depósito Provincial de Medicamentos, do hospital municipal de Bula Atumba, as reabilitações dos hospitais municipais dos Dembos e do Pango Aluquém, assim como dos Centros de Saúde do Panguila e da Bela Vista. O Banco de Urgência do Hospital Provincial do Bengo está concluído, faltando somente o seu apetrechamento, que deverá acontecer já nos próximos dias, revelou a governadora.

Ao fazer o balanço do ano prestes a terminar, a governante apontou a construção e reabilitação de 24 escolas, perfazendo 1.796 salas de aulas que permitirão matricular em 2020 cerca de 159 mil alunos, bem como a admissão de 792 professores, por via do concurso público, totalizando 4.017 docentes na província.

O sector da Saúde também conheceu ganhos com o aumento do seu quadro efectivo, como resultado do Concurso Público de Ingresso 2018/2019, que permitiu absorver 134 novos agentes, dos quais 11 médicos.

Este sector será ainda reforçado com a entrada de mais 320 agentes no Concurso Público 2019/2020, que está a decorrer.

Por outro lado, destacou a conclusão da sub-estação de energia eléctrica no município do Ambriz, que permitiu realizar 900 ligações domiciliares, e a sub-estação de energia eléctrica na comuna da Barra do Dande com três mil ligações domiciliares.

A nível da Agricultura, a província do Bengo viu aumentar a sua produção anual, tendo na Campanha Agrícola finda (2018/2019) alcançado 986 mil toneladas, contra 695 mil toneladas da campanha anterior.

Destacar também a exportação, em 2019, pela empresa NOVAGROLIDER, de 11 mil toneladas de banana e 900 toneladas de manga, papaia e pitaia para Portugal, Espanha e África do Sul.

Mara Quiosa realçou a criação de totalizar cerca de 2.400 empregos na província, aumentando desta forma o rendimento das famílias. 

Em 2019 foram licenciados 391 novos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, bem como certificadas 13 novas unidades industriais na província.

A governadora anunciou o licenciamento de uma Unidade de produção de Gnaisse em Canacassala (Nambuangongo) e a tramitação dos processos de dois grandes investimentos de exploração de granito em Kissacala e de Ouro no Kicunzo, ambos no município de Nambuangongo.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 28/12/2019 12:09:43

    Polícia elogia maturidade da população da província do Bengo

    Caxito - A segunda comandante provincial da Polícia Nacional no Bengo, Helena Vaz de Almeida, destacou hoje, sábado, a maturidade da população da província que proporcionou um ambiente tranquilo e pacífico na celebração do Natal.

  • 24/12/2019 12:57:07

    Seis mortos e 12 feridos em acidente de viação no Bengo

    Caxito - Seis mortos e 12 feridos graves é o balanço de um acidente de viação ocorrido na madrugada desta terça-feira, na comuna da Canacassala, município de Nambuangongo, província do Bengo.

  • 14/12/2019 16:45:08

    Trabalhadores exigem melhorias sociais

    Luanda - Uma marcha de protesto, para exigir a melhoria das condições sociais, decorreu este sábado, em seis províncias do país, sob iniciativa da UNTA Confederação Sindical.