Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Abril de 2019 | 16h14 - Actualizado em 21 Abril de 2019 | 16h14

Huíla: Reforço da produção de electricidade destaque da semana finda

RESENHA Lubango - O reforço da capacidade local instalada para distribuição de energia eléctrica, bem como a ligação do sistema eléctrico norte/sul com à República da Namíbia, no quadro do programa de extensão da África Austral, dentro de três anos, foi destaque na semana finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Neste sentido, uma brigada multissectorial deu início na comuna de Capunda Cavilongo (Chibia) e na sede municipal da Matala, trabalhos de avaliação das áreas onde serão instalados postes de transportação.

Foi também manchete, o deslocamento massivo de pastores e seus rebanhos para as zonas da Taka, Kaíla e Vale do Chimbolelo, no município dos Gambos (Huíla), para as províncias do Cunene e do Namibe, devido aos efeitos da seca, receando as contendas, que ocorreram entre 2002 e 2006, que deixaram dezenas de mortos.

Às dificuldades geradas no sistema judicial na província da Huíla, com a falta do julgado de menores, um centro de acolhimento, bem como de internamento de menores em conflito com à lei, na aplicação de medidas, constou dos destaques noticiosos neste período.

O facto foi levantado na 1ª reunião trimestral do conselho de justiça, numa altura em que os conflitos jurídicos familiares e crimes cometidos por menores são os que mais preocupam o órgão.

Ainda no circuito judicial, foi destaque, o início do julgamento da ex-conservadora dos registos da Comarca da Huíla, Emília Cacuhu, detida desde Agosto último, por suposto envolvimento em crime de burla por defraudação e falsificação de documentos.

Foi ainda notícia, o resultado do 1º Simpósio provincial sobre doenças psiquiátricas que colocou a Huíla no segundo lugar, depois de Luanda, no registo de mortes de doentes mentais por suicídio.

Onde nos últimos cinco anos foram 259 casos, contra 865 verificados na capital.

Na esfera desportiva, recai para o anúncio da recuperação do sistema de captação de água e de rega do Estádio Nacional da Tundavala, um processo que durou três meses e com financiamento de 40 milhões de Kwanzas pelo Ministério da Juventude e Desportos.

Assuntos Energia   Província » Huíla  

Leia também
  • 18/04/2019 21:56:34

    Menor de 11 anos violada pelo próprio pai no Lubango

    Lubango - Uma adolescente de 11 anos de idade foi violada sexualmente pelo próprio pai, de 53 anos, no município do Lubango, província da Huíla, informou esta quinta-feira o porta-voz da Polícia Nacional, Luís Filipe Zilungo.

  • 17/04/2019 16:30:05

    Funcionário de fazenda nos Gambos atropelado mortalmente

    Gambos - Um cidadão de 26 anos de idade morreu, na segunda-feira, atropelado, acidentalmente, numa fazenda, na comuna da Chibemba, no município dos Gambos, província da Huíla.

  • 16/04/2019 19:29:28

    ADRA sugere construção diques para combater a seca

    Lubango - Uma das soluções para reduzir os efeitos da seca em certas regiões do sul do país passa pela construção de diques para o aproveitamento das águas pluviais defendeu hoje, terça-feira, na cidade do Lubango, o director da ADRA das provinciais da Huíla e Cunene, respectivamente, Simeone Justino.