Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Abril de 2019 | 23h54 - Actualizado em 18 Abril de 2019 | 23h53

População de Mataba Dondo ganha posto de saúde

Lucala - Um posto de saúde com capacidade para atender diariamente mais de 30 doentes foi inaugurado nesta quinta-feira, na aldeia de Mataba Dondo, comuna de Quiangombe, município do Lucala, Cuanza Norte, no âmbito do programa de melhoria dos serviços de saúde a nível da circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A unidade sanitária, construída num período de dois anos, possui uma sala de observação, uma de parto, um consultório e uma farmácia, tendo custado aos cofres do Estado cerca de 20 milhões de kwanzas.

O posto vai prestar serviços de medicina, pediatria, consulta pré-natal, entre outros e vai contar mensalmente com um kit de medicamentos.

O soba da localidade de Mataba Dondo, Francisco Cabingano, disse que há muito clamavam por um posto de saúde na aldeia, porque a população tinha que percorrer muitos quilómetros em busca de assistência sanitária.

O mesmo manifestou, em nome da aldeia, a satisfação pela inauguração da infraestrutura que, para si, demonstra a vontade do Governo em resolver os principais problemas da população.

De acordo com o administrador municipal do Lucala, Mateus André Garcia, a unidade vai garantir a assistência medica-medicamentosa a mais de 200 habitantes da localidade, bem como a população residente nas aldeias vizinhas.

Considerou o empreendimento de extrema importância para a comunidade desta aldeia, porque irá ajudar a minimizar alguns problemas de saúde, visto que antes a população tinha que percorrer cerca de oito quilómetros em busca desses serviços.

Mateus André Garcia disse que a administração municipal tem estado a trabalhar em prol do aumento dos serviços sociais básicos na circunscrição, construindo novas infra-estruturas ligadas aos sectores da saúde, educação, energia e água, com vista a garantir o bem-estar das populações.

Prometeu que a população de Mataba Dondo vai, até Junho deste ano, beneficiar de energia eléctrica, estando já em curso trabalhos de instalação da rede de iluminação pública e domiciliária.

Esclareceu que a energia será fornecida por um gerador de 120 kv, já adquirido pela administração local, orçado em 18 milhões de kwanzas.

Ainda esta quinta-feira, o administrador municipal, Mateus Garcia, inaugurou o refeitório do Hospital municipal do Lucala, com capacidade para servir 80 refeições/dia para os pacientes internados e funcionários em serviço naquela unidade sanitária.

Construída pela administração municipal, no âmbito do programa de Desenvolvimento local e Combate a Pobreza, o empreendimento possui uma cozinha, casa de banho e refeitório com 20 lugares, tendo custado aos cofres do Estado mais de nove milhões de kwanzas.

Leia também
  • 18/04/2019 22:03:56

    Centro integrado comunitário do Ludy II será reabilitação

    Caxito - O centro integrado comunitário da cooperativa Agro-Pecuária e Pesca do Ludy II, no município do Dande, província do Bengo, paralisado há mais de dois anos, será reabilitado brevemente, anunciou hoje, quinta-feira, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernanda Inglês.

  • 18/04/2019 21:51:54

    Governador de Luanda constata obras em unidades sanitárias

    Luanda - Oito obras de futuras unidades sanitárias em execução e outras abandonadas por dificuldades financeiras, nos municípios de Cacuaco e Viana, foram radiografadas hoje (quinta-feira) pelo governador da província de Luanda, Sérgio Luther Rescova Joaquim.

  • 18/04/2019 16:13:51

    Cidadão atropelado mortalmente no parque de descarga do CFB

    Luena - Um cidadão foi atropelado mortalmente, na quarta-feira, no parque de descarga das mercadorias do Caminho de Ferro de Benguela "CFB", no Luena, por um camião.