Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Maio de 2019 | 20h11 - Actualizado em 15 Maio de 2019 | 20h20

Angola: Cacimbo inicia com mudanças significativas

Luanda - O período de calor, oficialmente designado por Estação de Verão, terminou efectivamente hoje (dia 15 de Maio) em toda a extensão do território angolano, dando lugar à época de inverno, que este ano registará mudanças significativas dos elementos meteorológicos (temperatura, pressão atmosférica, vento, precipitação e neblosidade).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Imagem de satélite sobre previsão do tempo em Angola

Foto: Pedro Parente

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), as mudanças durante o também conhecido tempo de cacimbo consubstanciam-se na descida gradual da temperatura do ar e no aumento da pressão atmosférica e da humidade relativa.

Neste período seco, entre 15 de Maio e 15 de Agosto, especifica o INAMET através de um comunicado, o regime e o padrão do vento e da nebulosidade (obscuridade) alteram substancialmente, assim como a duração do tempo do sol diminui.

“Como o clima não é homogéneo em todas as regiões de Angola, as províncias do centro (Huambo, Benguela, Bié e Moxico) e do sul do país (Namibe, Cunene, Huíla e Cuando Cubango) apresentam características da época seca mais cedo”, alerta o instituto.

Enquanto isso, esclarece, as províncias do litoral (Luanda, Bengo, Cuanza Sul, Benguela, Namibe, Cabinda) e as do norte começam a ressentir do frio um pouco mais tarde, podendo, por isso ainda se verificar episódios de precipitação depois do 15 de Maio.

“O território de Angola está situado geograficamente na zona tropical (quente) onde o clima é fortemente influenciado por um conjunto de factores, dos quais se destacam a latitude (de 5 a 18 graus) e a altitude” – indica o documento a que a Angop teve hoje acesso.

Para está época, e em função do histórico de temperaturas registadas no centro do país, está previsto nesta zona temperaturas baixas até seis graus célsius, ao passo que na parte litoral e na região sul as temperaturas vão rondar entre 15 a 18 graus centígrados.

Esta temporada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, a época chuvosa (que agora termina), ficou marcada com chuvas abaixo do normal e do esperado.

Assuntos Clima  

Leia também
  • 12/10/2014 13:08:46

    Previsão do tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, para as próximas 24 H00, na região norte de Angola, céu geralmente nublado ao longo do litoral, apresentando-se muito nublado pela madrugada e manhã. De igual modo, períodos de céu muito nublado nas províncias do interior pela tarde.

  • 24/08/2014 14:13:07

    Previsão do tempo em Angola

    Luanda O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê para as próximas 24 horas na região norte de país céu pouco e parcialmente nublado pela noite, apresentando-se muito nublado pela madrugada e princípio da manhã.

  • 06/08/2014 18:57:10

    Cunene tem criadas condições contra inundações - governador Didalelwa

    Luanda - O governador da província do Cunene, António Didalelwa, garantiu que estão criadas as condições para se evitar inundações na época chuvosa, na cidade de Ondjiva.