Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Maio de 2019 | 17h27 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 18h00

Fátima Viegas quer maior inclusão da comunidade San

Ondjiva - A secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Fátima Viegas, defendeu hoje, quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, a inclusão das comunidades San (Khoisan) em todos OS sectores sociais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Fátima Viegas

Foto: Lucas Neto

A responsável, que falava no acto de lançamento do livro intitulado “O quotidiano San” do escritor Salvador Ferreira, considerou urgente o reforço de acções que visam proteger e promover o bem-estar desta comunidade, para que possam ser participes no desenvolvimento da sociedade angolana.

Tendo em vista o modo vivendo do povo San, afirmou, é necessário garantir serviços que possam fazer com que esta comunidade não se movimente de um lugar para o outro, um processo que leva tempo, mas alcançável com a conjugação de esforço.

Enalteceu o esforço do escritor por trazer ao público uma obra literária que retrata a luta pela sobrevivência e o sofrimento diário dos San (Khoisan).

Já o autor da obra, Salvador Ferreira, disse que o livro resulta da vivência e da realidade observada em diferentes localidades e pesquisas para entender a transformação do estilo de vida nómada dos SAN para os costumes dos povos bantu.

No livro está retratada a história da comunidade SAN, por meio de uma combinação de texto e imagens que evidenciam, de forma objectiva, os modos actuas de vida desse povo.

Salvador Ferreira nasceu na província do Cuanza Norte e tem publicado os livros “Parceira Público-Privada - Uma experiência sobre o micro crédito em 2011”,  “Fotografia do Quotidiano em 2012“ e “Tchivinguiro Uma Memoria Colectiva em 2015”.

Os San (Khoisan) também conhecidos por bosquímanos ou boximanes são caçadores e colectores de frutos silvestre. Reduzidos a pequenas populações, tidos como minorias étnicas localizadas, principalmente no deserto do Kalahari, na Namíbia, mas também no Botsuana e em Angola.

Em Angola localizam-se nas províncias da Huíla, Cuando Cubango, Moxico e do Cunene.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 16/05/2019 12:10:18

    A seca "mora" no Cunene

    Ondjiva - Já todo mundo sabe que o problema da seca é cíclico no Cunene, mas poucos imaginam que este ano o fenómeno climático atinge níveis inesperados, deixando um quadro de desolação entre as comunidades daquela província do sul de Angola.

  • 14/05/2019 15:03:03

    À beira da crise, Cunene luta pela sobrevivência

    Ondjiva - Sem chuva, sem pasto e com risco iminente de crise humanitária. Há oito meses, o Cunene enfrenta a mais severa estiagem da sua história, que já deixou mais de oitocentas mil famílias e mais de um milhão de bovinos à beira da morte.

  • 13/05/2019 20:46:45

    Executivo prevê USD 30 milhões para hospistais municipais

    Ondjiva - Trinta milhões de dólares norte-americanos serão gastos para a aquisição, este ano, de mobiliário e material técnico de sete unidades hospitalares municipais no país, informou, nesta segundas-feira, em Ondjiva, província do Cunene, o ministro das Finanças, Archer Mangueira.