Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Junho de 2019 | 05h08 - Actualizado em 26 Junho de 2019 | 08h05

População de Onangwue clama por furos de água

Ondjiva - A povoação de Onanghwe, município do Cuanhama, província do Cunene, necessita da abertura de pelos três furos de água, para fazer face à seca que assola a população, disse, terça-feira, o soba da localidade, Gabriel Ndahangatate.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cunene: Vice-presidente do MPLA fala à imprensa

Foto: Fonseca Cachiva

Esta preocupação foi manifestada à margem da visita da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, que visitou a localidade.

A seca afecta os cerca de 3.400 habitantes da povoação, que nunca teve furos para a captação de de água e que tem recorrido às cacimbas escavadas pela própria população, que, por seu turno, estão a secar, segundo informou o soba.

A par da falta de água, Gabriel Ndahangatate disse que à população local necessita de ajuda alimentar, visto que os campos não produziram, as reservas esgotaram e o gado que serve de suporte está morrer. Estima-se que 500 bovinos já tenham morrido, por falta de água.

Por seu turno, o governador do Cunene, Virgílio Tyova, que acompanhou a visita, reconheceu a situação vivida na povoação e prometeu próximos para breve a abertura de alguns furos para a obtenção de água.

A vice-presidente do MPLA, Luisa Damião, realizou terça-feira uma visita de algumas horas  à provincia do Cunene, onde fez a entrega de cinco toneladas de bens alimentares diverso.

A província do Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 857 mil e 443 pessoas (de um total de 171 mil e 488 famílias) e um milhão de cabeças de gado afectados pela seca, que já matou 26 mil e 267 animais, entre bovinos, caprinos e suínos.

Assuntos Província » Cunene   Água  

Leia também
  • 25/06/2019 16:22:32

    Vice-presidente do MPLA quer reforço da solidariedade

    Ondjiva - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, nesta terça-feira, em Ondjiva, província do Cunene, a necessidade de se reforçar os laços de união, solidariedade, coesão, patriotismo e harmonia entre os angolanos.

  • 25/06/2019 14:11:08

    MPLA leva solidariedade ao Cunene

    Luanda - O MPLA entregou, nesta terça-feira, 50 toneladas de bens às populações da província do Cunene afectadas pela seca.

  • 24/06/2019 20:14:34

    ADPP realiza inquérito sobre resiliência das famílias fase à seca

    Ondjiva - Um inquérito, promovido pela Organização Não Governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) para aferir a capacidade de resiliência das famílias camponesas fase à situação da seca na província do Cunene, começa terça-feira (25).