Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Outubro de 2019 | 11h28 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 12h11

Massificação de registo abrange mais 40 mil crianças em Saurimo

Saurimo - Quarenta mil e uma crianças dos zero aos 13 anos de idade do município de Saurimo (Lunda Sul) beneficiaram, entre Janeiro a Outubro deste ano, de certidões e cédulas pessoais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje (segunda-feira) à Angop pelo conservador provincial, Joaquim César, afirmando que os registos ocorreram de forma gratuita e atingiu cerca de 150 bairros de Saurimo.

O responsável fez saber que a acção consistiu na deslocação das equipas de serviços aos bairros, evitando deslocações e enchentes na única conservatória que o município dispõe.

Explicou que as equipas de serviço encontraram imensas dificuldades por parte de alguns cidadãos, que não quiseram aderir ao programa, preferindo levar os petizes nas suas lavras.

“O registo constitui um direito fundamental do cidadão, de acordo com a Constituição da República, sendo ainda indispensável para o pleno exercício da cidadania”, disse.

Joaquim César sublinhou ainda que, durante o período em referência a conservatória provincial, inscreveu quatro mil 231 assentos de nascimentos, 122 casamentos celebrados e mil 237 boletins de óbitos.

Foram inscritos igualmente nove mil 900 certidões de acentos diversos, nomeadamente certidão para emissão de Bilhete de Identidade (BI), casamentos, óbitos e de empresas, registo comercial, predial e civil, o que possibilitou arrecadar aos cofres do Estado 370 milhões 121 mil e 861 Kwanzas.

A província controla 19 postos de registo civil, que se encontram distribuídos pelos quatro municípios, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo.

O município de Saurimo conta com uma população estimada em 442 mil 437 habitantes, o que representa 82 porcento da população da Lunda Sul.

Leia também
  • 21/10/2019 11:02:01

    Combate à pobreza consome Akz 125 milhões em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Cento e 25 milhões de Kwanzas foram aplicados de Janeiro a Maio deste ano pela Administração Municipal de Mbanza Kongo, província do Zaire, na construção e reabilitação de obras enquadradas no programa de combate à pobreza.

  • 21/10/2019 10:43:38

    Cidade de Menongue completa hoje 58 anos de existência

    Menongue - A cidade de Menongue (antigo Serpa Pinto), sede da província do Cuando Cubango, completa hoje (segunda-feira) 58 anos de existência desde que ascendeu a essa categoria, em 1961, com registo de um crescimento demográfico, económico e social assinalável.

  • 20/10/2019 17:48:48

    Igreja tocoísta anuncia ajuda às vítimas da seca

    Luanda - O bispo da Igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (tocoísta), Afonso Nunes, anunciou domingo que a Igreja Tocoista está a recolher valores monetários para a aquisição de bens de primeira necessidade para apoiar as vitimas da seca no sul de Angola.