Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Fevereiro de 2020 | 22h32 - Actualizado em 20 Fevereiro de 2020 | 22h32

SIC analisa plano de combate ao crime

Sumbe - Especialistas do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuanza Sul analisam a partir de hoje, no Sumbe, o plano de acção de combate ao crime para 2020, com vista a melhorar a metodologia técnica de investigação e esclarecimento dos delitos em sequência investigativas por áreas administrativas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Efectivo de Investigação Criminal (SIC) no Cuanza Sul

Foto: Joaquin Tomás

Oliveira da Silva António de Almeida, Director provincial do SIC no Cuannza-sul

Foto: Joaquin Tomás

Reunidos no III Conselho Consultivo Alargado, com a duração de dois dias,  os especialistas discutem assuntos como  Avaliação da criminalidade em 2019, Estratégia de combate ao tráfego de droga pesada e leve,  bem como, Metodologias de investigação.

Fazem também parte da agenda os temas Gestão e preservação do local do crime, Combate ao crime contra corrupção e a impunidade, entre outros.

Em 2019, o  SIC deteve mil 838 cidadãos (menos 97), implicados em dois mil 986 crimes, contra mil e 986 do ano anterior e remeteu mil e 986 processos aos tribunais da comarca.Foram também instruidos 17 processos contra gestores públicos, dos quais sete foram remetidos em tribunal.

Dos crimes destacam-se furtos, ofensas corporais, violações, ameaças de morte, homicídios voluntários e involuntários, uso e posse de estupefaciente, assim como burlas.

O director do SIC, Subcomissário Oliveira de Almeida destacou a prontidão dos efectivos na prevenção e esclarecimento de crimes, indicando que reuniões do género permitem a revisão da metodologia de actuação dos efectivos e aperfeiçoamento das técnicas investigativas.

“ Um dos nossos maiores focos é o combate de crimes considerados como “ pesados”, como homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro”, rematou.

Leia também
  • 18/02/2020 17:51:09

    Polícia frustra tentativa de assalto e sequestro

    Luanda - A Polícia Nacional frustrou, na noite de segunda-feira, nos arredores da cidade de Caxito, província do Bengo, uma tentativa de assalto e sequestro do motorista de um camião com 40 toneladas de mercadoria diversa.

  • 12/02/2020 12:26:01

    Subcomissário defende envolvimento na garantia da segurança pública

    Sumbe - O segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Cuanza Sul, subcomissário Eduardo Diogo, defendeu o envolvimento da sociedade na segurança pública, com vista a manter a ordem e a tranquilidade no país.

  • 11/02/2020 16:47:13

    Sumbe ganha quatro pontos de acesso gratuito de internet

    Sumbe - Os largos da Liberdade e do 1º de Maio, o Parque dos Namorados e o Instituto Superior Politécnico na cidade do Sumbe, Cuanza Sul, ganharam hoje pontos de acessos à internet gratuita em banda larga.