Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

29 Junho de 2020 | 17h08 - Actualizado em 29 Junho de 2020 | 17h37

Ministra aborda com PNUD programas de desenvolvimento humano

Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, abordou, nesta segunda-feira, em Luanda, com o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Henrik Larsen, os benefícios dos programas de desenvolvimento humano implementados pelo Executivo Angolano em prol dos mais desfavorecidos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, recebe em audiência representante do PNUD em Angola, Henrik Larsen

Foto: Cedida

Durante a audiência de despedida em função do fim de missão em Angola, a ministra de Estado abordou com o representante do PNUD o estado de implementação dos programas de combate à pobreza, transferências monetárias, segurança alimentar, redução da desnutrição crônica das crianças e empoderamento das mulheres e raparigas.

No encontro com o respresentante cessante do organismo das Nações Unidas foram ainda abordadas questões ligadas a protecção das minorias, acções que, segundo a ministra de Estado, estimulam a recuperação e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Carolina Cerqueira referiu que apesar dos efeitos negativos da Covid-19 que se reflectem na desaceleração do crescimento económico, o Executivo continua a velar pelo cumprimento de uma agenda social que prioriza a ajuda humanitária e a proteção social das populações mais vulneráveis, em particular as crianças e os idosos.

Referiu, à propósito, que as novas infra-estruturas de saúde e as novas escolas, erguidas no âmbito do PIIM, postas à disposição das famílias para atendimento às crianças, comprovam o engajamento do Executivo no cumprimento dos 11 compromissos para com a criança, em particular nos domínios da Saúde e da Educação.

Henrik Larsen manifestou a certeza de que a visão de desenvolvimento humano e sustentável do Presidente João Lourenço tem demonstrado que a convergência territorial e a intersectorialidade das acções são fundamentais para unir sinergias na implementação dos referidos programas e permitir que Angola possa reduzir o índice de pobreza até 2030.

Conforme Henrik Larsen, foi feito um grande trabalho entre o PNUD e o Executivo no âmbito do Mapeamento dos Programas de Combate à Pobreza, o que pode, significativamente, melhorar as acções com incidência na redução da pobreza e acelerar a implementação dos programas sociais e um melhor alinhamento dos objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS) com base nas prioridades nacionais.

Expressou ainda a preocupação e a necessidade de se melhorar a resiliência das populações no Sul do país e garantiu o total apoio das Nações Unidas.

Referiu que o binómio democracia/desenvolvimento ganha cada vez mais espaço nas iniciativas conjuntas entre o Parlamento e o Executivo na discussão das grandes questões da agenda nacional. O alto funcionário da ONU deixa Angola e vai assumir interinamente o mesmo cargo em Cabo Verde.

Assuntos Educação  

Leia também
  • 25/05/2020 15:04:50

    Inaugurados sistemas de tratamento de água em Saurimo

    Saurimo - Dois sistemas de produção, tratamento e distribuição de água potável e seis chafarizes foram inaugurados, esta segunda-feira, no bairro Txizainga, em Saurimo, província da Lunda Sul, pelo administrador municipal, Neves Romão.

  • 23/03/2020 19:17:43

    Ngonguembo ganha escola de sete salas no âmbito do PIIM

    Ndalatando - Uma escola de sete salas de aulas, com capacidade para 500 alunos, vai ser construída dentro de oito meses no município de Ngonguembo, província de Cuanza Norte, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 08/12/2019 11:00:47

    Huíla acolhe Congresso Internacional de Educação Inclusiva

    Lubango - A cidade do Lubango, província da Huíla, acolhe de 10 a 13 do mês em curso, o I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CIEI), que visa analisar a educação na primeira infância como alicerce de optimização do desenvolvimento sustentável.