Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Julho de 2020 | 11h44 - Actualizado em 03 Julho de 2020 | 11h46

Xacassau sem água potável há seis meses

Lucapa - A comuna de Xacassau, no município de Lucapa, província da Lunda Norte, está há seis meses sem água potável devido a uma avaria no seu sistema de captação, tratamento e distribuição, informou hoje, sexta-feira, o administrador da circunscrição, Fernando Muzenga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, o responsável salientou que o problema está ser resolvido, com a substituição da electrobomba, augurando que, nos próximos dias, os mais de cinco mil habitantes da circunscrição possam voltar a beneficiar de água potável.

O sistema de captação, tratamento e distribuição de água da comuna de Xacassau comporta quatro chafarizes e permitiu 100 ligações domiciliares.

Educação

Relactivamente ao sector da Educação, o administrador disse que a comuna necessita de dez novas salas de aula e de 20 professores, para permitir a inserção de cerca de duas mil crianças no sistema normal de ensino.

Actualmente, o município conta com quatro escolas (38 salas) e 66 professores, para um universo de dois mil e 837 alunos matriculados no presente ano lectivo da iniciação à 6ª classe.

A comuna, com 5.387 habitantes, dista a 135 quilómetros da sede municipal de Lucapa.

Leia também
  • 02/07/2020 09:18:49

    Registo civil chega a comuna de Xacassau

    Lucapa - Quarenta e dois anos depois, a população da comuna de Xacassau, município de Lucapa, começou, quarta-feira, a beneficiar de serviços de Justiça gratuito (registos de nascimento e entrega de cópia integral para o tratamento do Bilhete de Identidade).

  • 02/07/2020 08:49:29

    Mais de Akz dois milhões para o saneamento básico em Xacassau

    Lucapa - Dois mil milhões, 100 mil kwanzas serão gastos mensalmente para garantir o saneamento básico e embelezamento da sede comunal de Xacassau, município de Lucapa, Lunda Norte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

  • 01/07/2020 22:01:49

    Covid-19: Comissões recomendam reforço das equipas nos controlos

    Xá-muteba - Os membros das Comissões Multissectorial de Resposta à Pandemia da Covid-19 das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Malanje recomendaram hoje, quarta-feira, em Xá-muteba, o reforço das equipas de segurança ao longo dos postos de controlo inter-provinciais.