Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Julho de 2020 | 15h56 - Actualizado em 08 Julho de 2020 | 16h13

Covid-19: MPLA quer colaboração na protecção das fronteiras

Dundo - O secretário provincial do MPLA na Lunda Norte, Ernesto Muangala, aconselhou, nesta quarta-feira, a população a colaborar no combate à violação das fronteiras com a República Democrática do Congo (RDC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As  províncias de Lualaba e Kwango (RD Congo), que fazem fronteira com os municípios de Cambulo e Cuango (Lunda Norte), registam, actualmente, 50 casos positivos de Covid-19.

Ernesto Muangala, que fez este apelo durante a reunião ordinária do Comité Provincial do MPLA, sublinhou que a colaboração da população é crucial para se evitar importação do novo coronavírus para a Lunda Norte.

“Trata-se de províncias muito próximas à nossa. Por isso, todos devemos nos engajar para evitar que cidadãos congoleses, sobretudo destas regiões, entrem no nosso território nesta fase, colocando-nos em risco”, considerou.

Defende que sejam responsabilizados civil e criminalmente todos os cidadãos que tentarem auxiliar a imigração ilegal nestas fronteiras.

Por outro lado, enalteceu o envolvimento das organizações não-governamentais no apoio às famílias vulneráveis e na sensibilização da população sobre o cumprimento das medidas de prevenção.

Hospital de campanha

O Hospital de Campanha do Dundo, com 200 camas para internar pacientes com Covid-19, começou a ser equipado esta semana com material de laboratório, equipamentos informáticos e um banco de sangue com capacidade para armazenar 100 bolsas.

Segundo a porta-voz da Comissão de Resposta à Pandemia da Covid-19 na Lunda Norte, Filomena Simão, o apetrechamento pode estar concluído ainda esta semana, para posteriormente dar-se início a canalização da água e instalação de energia eléctrica.

Angola regista, até ao momento, um total de 386 casos positivos, com 117 recuperados, 21 óbitos e 248 casos activos.

Leia também
  • 07/07/2020 13:45:55

    Covid-19: Lunda Norte prepara teste rápido

    Dundo - A Comissão Multissetorial de Resposta à COVID-19 na Lunda Norte, está a criar condições para realizar testes rápidos do novo Coronavírus, em breve, anunciou hoje, o coordenador adjunto, Gimi Nhunga.

  • 06/07/2020 11:49:51

    Covid-19: Famílias em Camissombo recebem apoio

    Lucapa - Cento e vinte famílias vulneráveis na comuna de Camissombo, município de Lucapa, Lunda Norte, receberam, no fim-de-semana, produtos da cesta básica, no âmbito do plano de contingência de apoio às pessoas carenciadas.

  • 04/07/2020 20:45:49

    Jornalista das Edições Novembro vence prémio na Lunda Norte

    Dundo - O jornalista Armando Sapalo, das Edições Novembro , venceu hoje, sábado, na categoria de imprensa, o prémio provincial de jornalismo na Lunda Norte.