Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Julho de 2020 | 13h14 - Actualizado em 09 Julho de 2020 | 14h21

Sector da Cultura legaliza terapeutas tradicionais

M'banza Kongo - A directora do Gabinete Provincial do Zaire da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Nzuzi Makiese, anunciou esta quinta-feira, em M'banza Kongo, que está em curso, desde o princípio deste mês, um processo de legalização para o exercício da medicina tradicional na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, a responsável informou que está em curso o levantamento do número de terapeutas tradicionais no activo, com vista à atribuição de documentos que os habilitarão ao exercício da profissão.

Segundo a directora, que falava no final de um encontro de sensibilização com terapeutas e representantes de igrejas tradicionais de M'banza Kongo, disse que este trabalho, ainda sem data para o seu fim, decorre em parceria com a organização local de curandeiros tradicionais.

Defendeu, na ocasião, a necessidade da capacitação destes profissionais por membros com maior idoneidade e experiência, de modo a dominarem as propriedades terapêuticas dos produtos de origem mineral, vegetal e animal, utilizados no tratamento de diversas patologias.

Considerou fundamental a criação de centros apropriados para o exercício da profissão, ao invés de residências, devendo ser dotado de meios de biossegurança contra a covid-19, respeitando as medidas de protecção individual e colectiva contra a pandemia.

Por outro lado, chamou a atenção para que os terapeutas tradicionais se abstenham das práticas que concorram para a desestruturação das famílias, evitando acusações de feitiçaria e ganância.

O coordenador da organização filantrópica dos terapeutas tradicionais no Zaire, Sebastião Manuel Kuanguluka, disse que a associação controla 171 membros a nível do município de M'banza Kongo, enquanto decorre o cadastramento nos restantes.

 

Assuntos Cultura   Província » Zaire  

Leia também
  • 08/07/2020 10:48:11

    Covid-19: JURA exorta jovens a cumprirem medidas de prevenção

    Mbanza Kongo - A secretária provincial do Zaire da JURA, Tusamba Leia, exortou hoje, quarta-feira, em Mbanza Kongo, a juventude a cumprir as medidas de prevenção individual e colectiva contra a Covid-19, de modo a cortar a cadeia de transmissão da doença.

  • 07/07/2020 18:57:41

    Munícipes de Mbanza Kongo reconhecem melhoria das condições sociais

    Mbanza Kongo - Munícipes de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, afirmaram esta terça-feira ter havido, nos últimos anos, melhorias substanciais em diversos sectores da localidade, com realce para os da energia e águas.

  • 06/07/2020 21:46:53

    Criança encontrada morta em cacimba no Zaire

    M'banza Kongo - Uma criança de dois anos de idade, desaparecida desde domingo, foi encontrada, nesta segunda-feira, morta numa das cacimbas do bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de M'banza Kongo, província do Zaire.