Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Julho de 2020 | 18h52 - Actualizado em 30 Julho de 2020 | 18h52

Governadora quer mais qualidade nas obras do PIIM

Chinjenje - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, orientou hoje, quinta-feira, os empreiteiros no sentido de corrigirem as possíveis falhas que vierem a surgir na execução das obras do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), de modo a terem maior qualidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a governante, em declarações à imprensa, depois de visitar algumas infra-estruturas de impacto económico-social que estão a ser executadas no município do Chinjenje, no âmbito do PIIM, é importante que as obras sejam de qualidade e douradoras.

Disse que a correcção deve incluir, entre outros aspectos, a instalação de sistemas de água, principalmente nas escolas e nas unidades sanitárias.

Não obstante a essas recomendações, Lotti Nolika, mostrou-se satisfeita com o grau de execução física das empreitadas em curso na municipalidade.

“A nossa satisfação deve-se ao facto de o grau de execução física estar acima do desempenho financeiro, visto que os pagamentos estão na ordem dos 15 por cento, numa altura em que tudo está a ser feito para a conclusão das mesmas dentro dos prazos previstos”, disse a governadora.

Antes de regressar à cidade do Huambo, localizada a 118 quilómetros da vila municipal do Chinjenje, a governadora manteve um encontro de auscultação com os membros da sociedade civil local, no quadro da governação participativa e de prolixidade.

Nesta municipalidade, Lotti Nolika inteirou-se do grau de execução das obras de construção das residências protocolares e do Palácio da Justiça, do posto de saúde na aldeia Jolomba, do sistema de água na localidade de Luanhica, comuna da Chiyaca.

Constatou igualmente as obras requalificação do mercado municipal e do projecto de edificação do principal hospital da municipalidade, todas patrocinadas pelo PIIM, num investimento de 143 milhões e 668 mil kwanzas.

O PIIM, uma iniciativa do Governo angolano no quadro do processo de desconcentração e descentralização administrativa, abrange os 164 municípios do país e prevê a construção de diversas infra-estruturas com o impacto directo na vida do cidadão.

Contemplado com 36 acções, seis das quais já em execução, para tornar a vida dos 28 mil e 898 habitantes mais digna e confortável, o município do Chinjenje, com uma superfície de 36 quilómetros quadrados, foi fundado a 15 de Agosto de 1904 e passou a categoria de vila a 07 de Outubro de 1963.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 30/07/2020 18:00:39

    Alfabetização constitui condição indispensável para emancipação da mulher

    Huambo - A alfabetização constitui condição indispensável para emancipação da mulher rural, visto que promove a igualdade de género e o seu enquadramento activo em todos os sectores da vida sócio-económica, considerou hoje, quinta-feira, a pedagoga Maria do Rosário Amadeu.

  • 30/07/2020 13:13:44

    Recenseadores em formação sobre técnicas de recolha de dados

    Huambo - Recenseadores e supervisores das províncias do Huambo e Bié iniciaram, esta quinta-feira, no planalto central, uma formação sobre técnicas de recolha de dados e entrevistas, no âmbito dos preparativos do Recenseamento Agro-pecuário e Pesas (RAPP).

  • 29/07/2020 17:05:47

    Cidadã condenada a 16 anos de prisão pela morte da filha

    Huambo - O Tribunal da província do Huambo condenou, esta quarta-feira, a cidadã Rosalina Ngueve, a 16 anos de prisão maior, por crime de homicídio voluntário simples contra a própria filha de apenas um mês de vida, a quem colocou em uma cacimba (poço de água).