Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Julho de 2020 | 19h34 - Actualizado em 30 Julho de 2020 | 22h23

Vila comunal da Chiyaca às escuras há um ano

Chinjenje - A vila comuna da Chiyaca, município do Chinjenje, na província do Huambo, continua privada do fornecimento energia eléctrica, um ano depois da avaria técnica dos dois grupos geradores, com uma potência de 44 Kva, soube-se hoje, quinta-feira, no local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A Angop apurou o facto durante a visita de trabalho que a governadora Lotti Nolika efectuou, na tarde desta quinta-feira, a localidade, situada a 154 quilómetros da cidade do Huambo, com o objectivo de identificar os principais problemas que afligem os 14 mil e 385 habitantes.

Segundo uma fonte da administração local, com esta avaria, um total de 403 famílias ficou privada do consumo de energia eléctrica, incluindo a rede de iluminação pública que também ficou prejudicada.

Entre as dificuldades apresentadas à governadora, consta o corte de combustíveis, para abastecer o grupo gerador da administração local, de modo a garantir o normal funcionamento da instituição.

Em resposta, a governadora Lotti Nolika defendeu a infra-estruturação da localidade, com a construção de empreitadas de impacto económico-social, capazes de melhorar a qualidade de vida da população local.

Deste modo, a governante disse que uma das grandes preocupações consiste na reabilitação dos 36 quilómetros entre a sede comunal e a vila municipal do Chinjenje, com o objectivo de tornar a circulação de pessoas e bens mais segura e fluida.

Nesta localidade encontra-se um dos cinco reinos da província do Huambo, concretamente o da Chiyaca, que abrange os municípios do Ucuma e Longonjo (província do Huambo), Ganda, Cubal e Caimbambo (Benguela), Seles (Cuanza Sul), Caluquembe, Caconda e Chongoroi (província da Huíla).

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 30/07/2020 18:52:12

    Governadora quer mais qualidade nas obras do PIIM

    Chinjenje - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, orientou hoje, quinta-feira, os empreiteiros no sentido de corrigirem as possíveis falhas que vierem a surgir na execução das obras do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), de modo a terem maior qualidade.

  • 30/07/2020 18:00:39

    Alfabetização constitui condição indispensável para emancipação da mulher

    Huambo - A alfabetização constitui condição indispensável para emancipação da mulher rural, visto que promove a igualdade de género e o seu enquadramento activo em todos os sectores da vida sócio-económica, considerou hoje, quinta-feira, a pedagoga Maria do Rosário Amadeu.

  • 30/07/2020 13:13:44

    Recenseadores em formação sobre técnicas de recolha de dados

    Huambo - Recenseadores e supervisores das províncias do Huambo e Bié iniciaram, esta quinta-feira, no planalto central, uma formação sobre técnicas de recolha de dados e entrevistas, no âmbito dos preparativos do Recenseamento Agro-pecuário e Pesas (RAPP).