Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Agosto de 2020 | 11h52 - Actualizado em 03 Agosto de 2020 | 12h00

Responsável reitera importância do aleitamento materno

Huambo - A importância do aleitamento materno no crescimento harmonioso da criança e o seu contributo na diminuição do risco para o desenvolvimento de diversas doenças foi reiterada, esta segunda-feira, no Huambo, pela assessora da governadora local para área Política e Social, Edna de Freitas Elias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Huambo: Abertura da semana do aleitamento materno

Foto: Julio Vilinga

Huambo: Assessora da governadora local para área Política e Social, Edna de Freitas Elias

Foto: Julio Vilinga

Em declarações, na abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que encerra no próximo dia 07, referiu que a amamentação promove uma melhor saúde tanto para a mãe, como para a criança.

Argumentou que dados indicam que, ao nível mundial, o leite materno pode salvar mais de 80 mil vidas em cada ano, com realce para os menores de seis meses.

No caso das mães, Edna de Freitas Elias disse que o acto de amamentar diminui o risco de desenvolver os cancros da mama e o de ovário, além de diabetes do tipo 2 e doenças cardíacas.

Neste sentido, a responsável, em representação da governadora Lotti Nolika, referiu que a OMS estima que um aumento da amamentação poderia evitar 20 mil mortes maternas a cada ano, resultante do cancro da mama.

“O leite materno, sobretudo nos primeiros seis meses de vida, constitui a seiva sem a qual o recém-nascido não terá condições de alcançar plenitude do seu desenvolvimento físico e mental, daí a razão da amamentação ser entendida como um gesto de amor e carinho para com a criança, enquanto base do desenvolvimento da sua personalidade”, sublinhou.

Por este facto, incentivou o reforço das licenças de maternidade e paternidade, para a promoção de responsabilidades compartilhadas, numa altura em que a OMS, UNICEF e outros parceiros, incluindo Angola, pretendem promover a importância de políticas favoráveis à família, para permitir que a amamentação ajude os pais no relacionamento com os filhos no início da vida.  

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é considerada como veículo para a promoção da amamentação e decorre em mais de 200 países, sendo celebrado oficialmente até 07 de Agosto.

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em 1990.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 03/08/2020 11:59:31

    Filhos assassinam pai por crença ao feiticismo

    Huambo - Um ancião de 75 anos de idade, identificado por Isidro Ukwanhamba, foi assassinado supostamente por dois, dos seus filhos, no último domingo, numa residência no município do Londuimbali (Huambo), por crença ao feiticismo, soube hoje, segunda-feira, a ANGOP.

  • 01/08/2020 12:55:44

    MPLA destaca importância do papel da comunicação social

    Huambo - A primeira secretária do MPLA da província do Huambo, Lotti Nolika, destacou, este sábado, o papel da comunicação social local no processo de desenvolvimento da sociedade e para a sã convivência das comunidades.

  • 31/07/2020 18:40:06

    PIIM financia 44 projectos dos 271 elaborados no Huambo

    Chinjenje - Quarenta e quatro projectos, dos 271 aprovados pelo Governo da província do Huambo, no âmbito da execução do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), têm disponibilidade financeira, na ordem dos 485 milhões de Kwanzas.