Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Outubro de 2020 | 12h34 - Actualizado em 14 Outubro de 2020 | 12h34

Nankova com 68 projectos do PIIM

Menongue - O município do Nankova, província do Cuando Cubango, tem inscritos 68 projectos diversos, cuja execução começa em Novembro do ano em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se da construção e apetrechamento de uma escola de sete salas de aulas do ensino primário, um posto de saúde, na aldeia de Massongue, duas administrações locais (uma na comuna do Rito), construção e apetrechamento do Palácio Governamental, construção e apetrechamento de sete residências de função do tipo T3, construção e apetrechamento de uma residência de função do T3 para técnicos de saúde.

Dos projectos consta ainda a aquisição de um tractor, duas alfaias e acessórios, duas canoas com motores para pesca artesanal com oito redes, duas arcas para conservação de peixe, aquisição de pára-raios, instalação de redes de Internet e aquisição de kits de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos.

Consta ainda a construção e apetrechamento de centro de Saúde (incluindo alojamento para professores e gestores) na sede comunal, construção e apetrechamento de um campo gimno-desportivo, na sede comunal, e a construção e apetrechamento de um Posto Policial na Sede comunal.

Está contemplada, de acordo com o administrador municipal do Nankova, António Isaac, quer falava na ocasião da apresentação dos projectos, a construção e apetrechamento de dois CIC-CEC, de quatro jangos comunitários, de um centro cultural, de uma biblioteca, construção de duas manga de vacinação, de um banco de sementes, de dois Sistemas de Rádio Difusão e um cemitério municipal.

Ainda a elaboração do Plano Director da sede, dos Planos Urbanos da sede, execução de loteamento e urbanização da sede comunal, construção de cinco furos de água, em igual número de aldeias, construção de um sistema de abastecimento de água potável convencional e de sistema híbrido de energia eléctrica com 150 KW na sede comunal.

A sede comunal do Rito terá um posto médico T2 (incluindo alojamento para técnicos e gestores), um mercado com 20 bancadas, um tractor, um sistema híbrido de energia eléctrica com 60 KW, uma torre de iluminação pública comunitária, um posto médico T1, a par de outros projectos já mencionados.

António Isaac informou que a construção de ponte e terraplanagem das vias de acesso são do governo Central.

Nankova, para além de ter sido contemplado com 68 projectos do PIIM, irá beneficiar de uma carteira de projectos de investimentos públicos, cuja fonte de financiamento está enquadrado no quadro do Programa Estratégico de Desenvolvimento da província - KK-2050.

A municipalidade de Nankova, localizada leste de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, dista a 250 quilómetros desta, conta com mais de três mil habitantes, maioritariamente camponeses, e tem cerca de 10.310 quilómetros quadrados.

A nível do Cuando Cubango, o PIIM contampla mil e cento quarenta e dois  projectos.

Leia também
  • 09/10/2020 20:13:48

    Lar da terceira idade de Menongue carece de transporte

    Menongue - O lar da terceira idade de Menongue, capital do Cuando Cubango, precisa, com urgência, de uma viatura para apoiar a instituição, sobretudo quando sucedem casos de emergências de saúde dos 40 idosos, 10 dos quais do sexo masculino.

  • 09/10/2020 18:53:03

    Covid-19: Lar de idosos carece de material de biossegurança

    Menongue - O Lar de Terceira Idade do bairro Hoji-Ya-Henda, arredores da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, carece de material de biossegurança, tais como lixívia, sabão azul, álcool gel, detergente para roupa, termómetros e máscaras faciais, para a prevenção e combate à Covid-19.

  • 05/10/2020 15:59:11

    Governador apela ao pluralismo da informação na Rádio

    Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou hoje aos profissionais da Rádio Nacional na província a exercerem a actividade com o foco para o pluralismo da informação, isenção e sentido patríotico.