Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Outubro de 2020 | 20h51 - Actualizado em 20 Outubro de 2020 | 20h50

Covid-19: Administração de Menongue engajada na distribuição de água

Menongue - A administração Municipal de Menongue, no Cuando Cubango, está engajada na distribuição de água potável, com camiões cisternas, nas escolas sem esse precioso líquido, em parceria com os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Vista parcial da cidade de Menongue

Foto: Tarcísio Vilela

A informação foi tornada pública hoje, terça-feira, pelo administrador municipal de Menongue em exercício, Joaquim Samba, que, sem avançar o número real das escolas abrangidas, assegurou que o processo decorre com normalidade, com a finalidade de garantir uma das medidas preventivas contra à Covid-19.

Ainda hoje, no âmbito dos 59 anos de celebração da cidade de Menongue, que se assinala nesta quarta-feira, com lema “Menongue 59 anos na luta contra Covid-19”, em parceria com o sector da saúde, a administração realizou uma campanha de sensibilização contra a pandemia, nas escolas do ensino primário.

Para o responsável, esta actividade permitiu constatar as condições de biossegurança existentes em algumas escolas, depois do gabinete da Educação no Cuando Cubango ter já distribuído, em tempo oportuno, tais meios, para assegurar o cumprimento das medidas preventivas.

Por outro lado, o Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género no Cuando Cubango, no âmbito da Jornada Nacional da Mulher no meio rural/2020, está a promover campanhas de sensibilização contra à Covid-19, uma acção que está acontecer porta-a-porta em muitos bairros de Menongue.

A confirmação é da directora provincial, Aida Rosalina Pedro Manuel, tendo avançado que o objectivo é de sensibilizar as famílias para o cumprimento das medidas preventivas, sobretudo nesta época que o país regista o retorno das aulas, em que as crianças precisam ser preparadas continuamente para evitar a propagação no seu seio.

Neste ano lectivo 2020, o Cuando Cubango matriculou 170 mil alunos em vários sistemas de ensino, que estavam a estudar em 278 escolas, asseguradas por cinco  mil  556 professores.

O Cuando Cubango foi contemplado com mil testes rápidos e 2.300 zaragatoas.

Na cidade de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, cerca de 150 pessoas aguardam os resultados da testagem.

De modo geral, a situação epidemiológico na província contínua estável, com o registo de três casos positivos, sendo dois terminados em óbito, um activo assintomático e dois suspeitos.

Leia também
  • 20/10/2020 15:33:39

    INAC estende rede de protecção à criança no Bié

    Cuito - O Instituto Nacional da Criança (INAC) já tem concluída a reactivação da rede de protecção à criança nos nove municípios da província do Bié, numa estratégia que visa melhorar os cuidados aos menores.

  • 19/10/2020 20:10:03

    EUA doam mais de USD 11 milhões para desminagem

    Luanda - Os Estados Unidos da América anunciaram nesta segunda-feira a doação adicional de 11,1 milhões de dólares para novos projectos de desminagem humanitária e de gestão de inventário de armamento em Angola.

  • 19/10/2020 19:39:11

    Plano director da cidade de Malanje será executado até 2035

    Malanje - O plano director de saneamento básico da cidade de Malanje, que prevê a reestruturação do sistema de drenagem das aguas residuais e pluviais, será executado até 2035, visando conferir nova imagem à urbe e melhor qualidade de vida aos munícipes.