Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Outubro de 2020 | 14h40 - Actualizado em 24 Outubro de 2020 | 14h40

Covid-19: Professores de química fabricam sabão caseiro

Saurimo - Trinta e seis professores da disciplina de química das províncias da Lunda Norte e da Lunda Sul concluíram, neste sábado, em Saurimo, uma troca de experiência no campo, com a produção de 300 barras de sabão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O sabão produzido será distribuído aos lares, escolas e famílias desfavorecidas para se protegerem da Covid-19.

A província da Lunda Sul conta, actualmente, com três casos positivos, enquanto a Lunda Norte tem no registo um caso.

A troca de experiência de quatro dias é uma iniciativa do Gabinete Provincial da Educação da Lunda Sul e visou ainda estimular o gosto pela disciplina, bem como contribuir na fabricação do sabão, para auxiliar na higienização das mãos dos estudantes.

Segundo coordenador da formação, David Abel, a pretensão é de atingir uma tonelada mensal de sabão caseiro, para que possa chegar a todos os municípios e comunas.

No entanto, avançou, esta iniciativa encontra um entrave no que toca a matéria-prima localmente, com realce a soda cáustica, enquanto o óleo vegetal poderá ser adquirido ou doado pelos restaurantes e similares.

Solicitou a intervenção do governo na aquisição desta componente para materializar o fabrico do produto.

Por seu turno, o director do Gabinete da Educação na Lunda Sul, Perfeito Candondolo, afirmou que a troca de experiência serviu para os docentes adquirirem experiência, tendo em conta que os colegas da Lunda Sul dominam a técnica do fabrico do sabão caseiro.

Pretende-se, com esta acção, sublinhou, que os formandos levem os conhecimentos adquiridos nas localidades mais recônditas e ensinem às populações a fazer o sabão.

Leia também
  • 21/10/2020 15:41:29

    Registo civil na Lunda Sul atinge 10% do previsto

    Saurimo - Vinte e seis mil e 92 cidadãos, na província da Lunda Sul, obtiveram desde Julho último até a presente data o registo civil, no quadro da campanha de massificação e atribuição de bilhete de identidade, correspondendo a 10% do total previsto até 2023, informou hoje o delegado provincial da justiça, Isidro Paulo.

  • 19/10/2020 18:04:51

    Covid-19 deixa sector privado sem ofertas de emprego

    Saurimo - Várias empresas do sector privado na Lunda Sul estão impossibilitadas de satisfazer os pedidos de emprego canalizados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), em Saurimo, devido a Covid-19, que se manifesta em angola desde Março do ano em curso.

  • 16/10/2020 18:30:18

    Inauguradas residências para ex-militares na Lunda Sul

    Saurimo - Cinquenta residências (tipo T3) destinadas a ex-militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) e pensionistas da Caixa de Segurança Social foram inauguradas esta sexta-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, tendo em conta a melhoria das suas condições de habitabilidade.