Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Outubro de 2020 | 16h11 - Actualizado em 20 Outubro de 2020 | 16h11

Programa de protecção social chega ao município fronteiriço do Luau

Luena - Mais de catorze mil famílias, em situação de vulnerabilidade, no município fronteiriço do Luau, província do Moxico, estão seleccionadas para as acções do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social "Kwenda".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O programa, que prevê beneficiar um milhão e 608 famílias de todo o país, conta com financiamento global de USD 420 milhões, sendo 320 milhões atribuídos pelo Banco Mundial e os restantes 100 milhões pelo Executivo angolano.
A iniciativa tem a coordenação do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e a execução operacional do Fundo de Apoio Social (FAS).

Ao falar essa terça-feira à ANGOP, o director provincial do FAS, Simão Paiata, disse que, no caso concreto do município do Luau, estão abrangidas famílias residentes em cinco regedorias e na sede municipal.

Simão Paiata adiantou que as primeiras transferências monetárias, no Luau, começam a ser feitas no próximo mês de Dezembro e, ainda assim, dependendo da disponibilidade financeira.

Para êxito do programa nesta parcela do país, apontou que serão promovidas duas acções de formação dirigidas para os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), bem como para diferentes parceiros do FAS.

O Kwenda tem como objectivo reforçar o sistema de protecção social e dar resposta a um conjunto de políticas a favor de cidadãos e famílias vulneráveis.

No país, o Kwenda teve início em Maio último, com a previsão de três anos de execução. Numa primeira fase o programa deve cobrir os municípios de Ombanja (Cunene), Cambundi - Catembo (Malanje), Cuito Cuanavale (Cuando Cubando), Caculo (Huíla) e Nzeto (Zaire).

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 16/10/2020 12:12:21

    Acção social cadastra mulheres no meio rural no Moxico

    Luena - O Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Moxico tem em curso o cadastramento de mulheres residentes em áreas rurais da província e que estão organizadas em associações e cooperativas agrícolas.

  • 09/10/2020 20:03:06

    Ministra recomenda especial atenção aos portadores de deficiência

    Luena - A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social "MAPTSS", Teresa Dias, recomendou nesta sexta-feira, no Luena, uma especial atenção na inserção de novos portadores de deficiência nos centros de formação profissional.

  • 08/10/2020 14:07:06

    Gabinete da Agricultura desmente escassez de mel no Moxico

    Luena - O gabinete provincial da Agricultura Pecuária e Pescas no Moxico desmentiu nesta quinta-feira, no Luena, as informações sobre a escassez de mel a nível da província, postas a circular nas redes sociais, considerando-os mera especulação.