Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Outubro de 2020 | 12h39 - Actualizado em 23 Outubro de 2020 | 13h55

Sensibilização reduz violência doméstica no Cuando Cubango

Menongue - As campanhas de sensibilização promovidas pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género estão a contribuir para a redução do índice de violência no seio familiar, incutindo no seio familiar a cultura do diálogo, afirmou, nesta sexta-feira, a directora da instituição, Aida Rosalina Pedro Manuel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável, que falava à imprensa no final de uma palestra subordinada ao tema “O Impacto da violência doméstica no desenvolvimento económico da mulher”, destinada a mais de 100 efectivos da Casa Militar, frisou que tem havido maior responsabilização e consciencialização dos chefes de família sobre as conquências da violência familiar.

Dados disponíveis indicam que de Janeiro a Outubro do corrente ano foram registadosa 221 casos de violência doméstica, contra 115, em relação a igual período de 2019, representando uma redução de 106 casos.

Do referido número, 103 casos foram resolvidos de maneira harmoniosa, 83 casos estão pendentes, 20 casos transferidos ao SIC e à PGR e 15 casos culminaram em separação dos casais.

Conforme Aida Rosalina Pedro Manuel, a maior parte dos casos de violência que chegam a instituição envolvem militares e paramilitares, com as queixas a versarem sobre a falta de prestação de alimento às famílias, fuga à paternidade e infidelidade conjugal.

Afirmou que a violência gera várias consequências, entre as quais famílias desestruturadas, filhos abandonados, mulheres abandonadas, gravidezes precoces, para além de transtornos físicos e psicológicos.

Leia também
  • 22/10/2020 11:16:35

    Cuito Cuanavale com 56 projectos do PIIM

    Menongue - O município histórico do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, está contemplado com 56 projectos sociais no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 21/10/2020 16:42:25

    Governador espera melhorias com implementação do PIIM

    Menongue - O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, disse hoje esperar que haja melhorias das condições de vida dos habitantes da cidade de Menongue, com a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 20/10/2020 20:51:00

    Covid-19: Administração de Menongue engajada na distribuição de água

    Menongue - A administração Municipal de Menongue, no Cuando Cubango, está engajada na distribuição de água potável, com camiões cisternas, nas escolas sem esse precioso líquido, em parceria com os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.