Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Outubro de 2020 | 18h13 - Actualizado em 28 Outubro de 2020 | 19h33

Covid-19: Governador aconselha maior responsabilidade individual

Sumbe - O governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, aconselhou hoje, no Sumbe, a população na região a uma maior responsabilidade individual, com vista a minimizar a transmissão da Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ilustração da COVID-19

Foto: Divulgação

Cuanza-Sul: Job Capapinha, governador provincial

Foto: Joaquim Tomás

O aconselhamento do governante, que falava na reunião da Comissão Provincial de Resposta à Covid-19, surge em consequência de, no período de 14 a 26 último, a província ter diagnosticado quatro novos casos, sendo dois no município do Sumbe e igual número no Porto Amboim, com um morto.

“Não podemos a menosprezar as orientações dadas pelo Governo para a preservação de mais vidas. Por esta razão, devemos continuar a sensibilizar os políticos, igrejas, estudiosos, autoridades tradicionais, juventude (…) que a doença é real e pode dizimar milhões de pessoas”, rematou.

Job Capapinha destacou que as medidas são bem conhecidas e podem estar ao alcance de cada cidadão, pois “a morte é iminente, não escolhe a ninguém e, caso não respeitarmos, continuaremos a enterrar muitos cidadãos”.

Instou à elevação da consciência de cada um dos cidadãos para, uma vez mais e com sacrifício, fazer com que a Covid-19 seja parada.

Enalteceu a Juventude Revolucionária Unida (JURA), braço juvenil da UNITA, na província, pelos discursos e campanha de sensibilização que tem levado a cabo no sentido da população proteger-se cada vez mais.

Por seu lado, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Felizardo Manuel, fez saber que a secretaria do Governo recepcionou 30 milhões de Kwanzas para o combate a Covid-19, cujos valores foram usados para melhorar o Centro de Tratamento da Quipela 2 em aspectos como canalização de água, aumento da capacidade de oxigénio e outros materiais de biossegurança.

Ponto de situação das Escolas

Convidado pelo governador do Cuanza Sul, o director do Gabinete Provincial da Educação, Inácio Buta, avançou que das 466 escolas existentes na província, apenas 342 estão em funcionamento, devido as condições de biossegurança.  

“Realizamos visitas às escolas, ao longo das principais estradas nacionais no corredor Sumbe, Gabela, Ebo, Quibala, Wacu Cungo e Cassongue. Notou-se deficiências em condições de biossegurança e, em outras, a irresponsabilidade dos gestores escolares que deixam as salas sem cuidados de higiene”, asseverou.

Avançou que pelo menos dois mil professores, dos mais de 10 mil docentes cadastrados, devem, nos próximos dias, realizar a testagem, estando, porém, a criação de condições sob responsabilidade do Gabinete Provincial da Saúde.

A província tem diagnosticado 23 casos, 17 dos quais activos, quatro recuperados e dois mortos, de um global de mil 427 testes já realizados.

Pelo menos 252 amostras encontram-se em processamento e 297 pessoas estão em quarentena domiciliar.

A província do Cuanza Sul tem uma população estimada em um milhão, 793 mil, 787 habitantes distribuídos em 12 municípios e 36 comunas.

Leia também
  • 28/10/2020 17:49:43

    Covid-19: Vendedores desrespeitam medidas sanitárias

    Malanje - Vários vendedores do mercado do bairro Cangambo, cidade de Malanje, incluindo ambulantes, exercem a sua actividade em dias não autorizados, no exterior do espaço de comércio, em desobediência ao Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública.

  • 28/10/2020 11:10:55

    Derrame de petróleo afecta costa marítima do Nzeto

    Mbanza Kongo - A costa marítima do município do Nzeto é afectada, desde segunda-feira última, por um derrame de petróleo em águas profundas na província do Zaire, soube-se hoje, nesta localidade.

  • 27/10/2020 16:39:54

    SIC recupera armas de fogo em Benguela

    Benguela - Três armas de fogo do tipo AKM com os respectivos carregadores e munições, que haviam sido subtraídas por marginais a elementos de empresas de segurança, no município do Lobito, província de Benguela, na semana finda, foram já recuperadas pelo Serviço de Investigação Criminal, soube hoje, terça-feira, a ANGOP.