Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

31 Outubro de 2020 | 16h47 - Actualizado em 31 Outubro de 2020 | 16h47

Governo cria prémio mulheres de mérito no meio rural

Cuito - O Governo da província do Bié criou, pela primeira vez, o "Prémio Mulheres de Mérito no Meio Rural", para reconhecer a capacidade de liderança, gestão, superação e contributo para o crescimento das comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com três categorias, a primeira (superação pessoa) abrange mulheres que superam na sua vida, com a realização da graduação na terceira idade, manuseiam meios ou técnicas raras da prática agro-pecuária, vitórias alcançadas na adversidade da vida.

A segunda categoria (produtora rural) abarca mulheres que exploram actividade agrícola, pecuária, pesqueira e prestadoras de serviços no meio rural, enquanto a terceira para mulheres líderes ou referência da comunidade que trabalham em prol da comunidade e para empoderamento de outras mulheres no meio rural.

Em acto realizado nessa sexta-feira, foram homenageadas, nomeadamente, a atleta paralímpico Dofilia Bai (categoria de superação pessoal) pela participação exemplar em diversas actividades desportivas, em países como Angola, Brasil, República do Congo Brasaville e outros.

Maria da Conceição (categoria mulher produtora) com mais de 20 hectares de terra cultivados, actualmente uma das grandes produtoras de produtos do campo e Teresinha Manuel (categoria líder na comunidade), empreenderora no ramo do comércio.

O vice-governador do Bié para o sector Político, Económico e Social, António Manuel, falando  no acto, que marcou  o encerramento da Jornada da Mulher Rural, reiterou o compromisso e engajamento do Governo no apoio contínuo à mulher do meio rural, mormente na formação e capacitação, fornecimento de inputs agrícolas, financiamento bancário, entre outros.

Durante a Jornada da Mulher Rural, que decorreu durante 15 dias sob lema “Empoderar a Mulher no meio rural é promover o desenvolvimento local e a diversificação da economia”, foram realizadas actividades desportivas, culturas e recreativas.

Assuntos Província » Bié   Prémio  

Leia também
  • 31/10/2020 10:58:49

    Cidade do Cuito privada de energia eléctrica

    Cuito - A cidade do Cuito, capital da província do Bié, está privada do normal fornecimento de energia eléctrica da rede pública no período compreendido entre as seis e 14 horas de hoje, sábado, devido a trabalhos de manutenção, situação que vai se repetir no domingo, no mesmo horário.

  • 30/10/2020 14:05:33

    Angolanos enaltecem acção da Angop no actual contexto

    Luanda - Instituições públicas e organizações da sociedade angolana encorajaram, nesta sexta-feira, os profissionais da agência de notícias de Angola (Angop) ao contínuo aperfeiçoamento para melhor informar o público.

  • 26/10/2020 17:11:33

    Covid-19: Polícia nega detenções numa festa no Bié

    Cuito - A Polícia Nacional (PN), na província do Bié, desmentiu nesta segunda-feira informações postas a circular nas redes sociais sobre a detenção, por parte da corporação, de mais de cem pessoas, quando estavam em “baile”.