Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Turismo

14 Maio de 2018 | 17h46 - Actualizado em 14 Maio de 2018 | 17h46

Sul-africanos pretendem construir monumento na comuna do Savate

Menongue - O ex-comandante do exército sul-africano, denominado Comando Búfalo, general Roland de Vries, manifestou em Menongue, a intenção do Governo da África do Sul de construir um busto (monumento) em homenagem aos seus compatriotas tombados na comuna do Savate, município de Cuangar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

General Roland Vries, ex Comandante das Forças Sul Africanas

Foto: Armândio Morais

Roland de Vries, que falava no âmbito da peregrinação turística ao Cuando Cubango de um grupo de 100 turistas, informou que se pretende, desta forma, reforçar os laços de irmandade, amizade e cooperação no sector comercial entre os dois países.

No seu entender, depois de um passado histórico marcado por memórias amargas, surge o momento para se reerguer, corrigir os erros, sarar as feridas e desenhar uma nova página nas relações bilaterais.

Na sua agenda, conta para terça-feira uma visita turística ao município do Cuito Cuanavale para visitar o campo de manobras da batalha que decorreu entre Outubro de 1987 a Março de 1988, O Museu à Céu aberto, bem como o Memorial construído em homenagem aos heróis da referida batalha.

Já o governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, afirmou que em tempo de paz consolidada o desafio da parceria entre os Estados deve ser a luta em prol de uma diplomacia económica para se continuar a sustentar os pilares da paz e do desenvolvimento.

Para o governante, mais do que conquistar batalhas para trazer a paz, uma vez que ela já existe em grande parte do continente africano, em especial nos dois países (Angola e África do Sul), os encontros em tempos de paz servem para consolidar os laços já existentes, mas acima de tudo para buscar mecanismos que concorrem no estabelecimento de parcerias turísticas, económicas e comerciais.

“Acreditamos ser nesta linha de pensamento que os nossos irmãos da África do Sul, que decidiram cavalgar uma breve peregrinação ao nosso país, entrando pela região do Cuando Cubango, estão inclinados”, realçou.

Augurou que a presença dos turistas, na sua maioria ex-combatentes sul-africanos no território angolano, sirva como catalisadora para a divulgação das potencialidades turísticas, faunísticas e florestais da província, em particular e do país, em geral, trazendo com isto mais turistas e mais investidores comprometidos com o progresso.

Apelou para uma maior unidade em benefício dos dois povos e países, tendo afirmado que o bem mais precioso que um homem possui não é a cor da pele ou a sua origem étnica mas sim a sua determinação em contribuir positivamente com as suas ideias e acções no desenvolvimento dos povos e países.

A denominada “Caravana de amizade” tem programado para esta terça-feira uma visita ao município do Cuito Cuanavale e na quarta-feira parte para o Cuchi, de onde irá posteriormente seguir para o Cunene.

Leia também
  • 14/05/2018 17:35:30

    Turismo destacado como atracção para captação de receitas financeiras

    Menongue - O governador do Cuando Cubango Pedro Mutindi, apontou hoje, segunda-feira, em Menongue, o sector turístico como uma das atracções de captação de receitas financeiras.

  • 10/05/2018 03:14:06

    ATURHOMA pretende massificação do turismo

    Malanje - A Associação do Turismo, Hotelaria e Restauração (ATURHOMA) de Malanje pretende desenvolver um turismo transversal que abrange todos os sectores da vida social e económico da província, anunciou no último final de semana, nesta cidade, o presidente do conselho de administração da referida organização, Fernando de Carvalho.

  • 04/05/2018 03:28:37

    Malanje: Igreja Maná interessada em potenciar turismo na província

    Malanje - O líder fundador da Igreja Maná, Apóstolo Jorge Manuel Tadeu, manifestou quinta-feira o interesse da sua congregação em potenciar o turismo na província, começando com a divulgação das potencialidades locais e usando as influências que a religião goza junto de parceiros estrangeiros.