Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Cuando Cubango

Cuando Cubango

Flora e fauna são variados e, nas reservas parciais da província, podem ser encontrados onças, leões e hipopótamos, entre outros exemplares.

Cuando Cubango

A província

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A designação Kuandu Kuvangu (Cuando Cubango) provém dos dois rios: (1) Cuando, situado a Este, que nasce na província do Moxico, cuja afluência é o rio Zambeze. (2) Cubango, a Oeste, que nasce no Planalto Central, suas águas correm para o Sul, atravessando alguns países como a Namíbia e Botswana. Foi a influência estrangeirista que mudou esta etimologia, fazendo-lhe surgir o indesejado Cuando Cubango. Portanto, o colonizador mudou as letras: “K” para “C”, “U” para “O” e “V” para “B”.

A capital da província é (Vunonge) Menongue, que é o nome actual. O nome antigo era Serpa Pinto.

Na indagada investigação, o explorador, aterrorizando o nativo, manteve promiscuidade, práticas de barbaridades, atitudes crudelíssimas, torturas terríveis, exploração do homem em diferentes níveis, concretamente a serviços forçados e não se apostou na formação do autóctone. Salva-se as Missões religiosas, principalmente a Igreja Católica, que se prontificou na elevação do nível académico de alguns, para expansão do evangelho, assim muitos tiveram ocasião de servir de modo específico nos hospitais.

Com a chegada da Paz em Angola, as vias de comunicação tomaram outra posição satisfatória, fruto do empenho gigantesco do governo central e da província. Destaca-se o troço rodoviário que parte de Menongue para as províncias do Bié e Huambo, de Menongue para a Huíla, Menongue – Kuito Kuanavale e de Menongue ao Caiundo.

O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, o troço que parte de Matala, com uma extensão de 323 km, está totalmente reabilitado, cuja circulação de comboio tem facilitado muito a população local neste ano, no âmbito económico (nas trocas, vendas e compras dos seus bens).

Existe também cais de carregamento descarga da marinha mercante, nos municípios do Kuito Kuanavale, do Nankova, Kuangar, Caiundo, Savate, Kalai e no Dirico. Lamentavelmente, os cais carecem de uma reabilitação e uma possível desminagem de algumas bermas dos rios.

 

Superfície

A província do Cuando Cubango tem uma superfície de 199.335 Km2, (cerca de 15.9% da extensão do Território Nacional, a 2ª maior do país), localizada no Sudeste de Angola, fazendo fronteira a Norte com Bié e Moxico, a Oeste com a Huila e o Cunene, a Sul com a República da Namíbia, a Leste com a República da Zâmbia e com a província do Moxico e definida pelas coordenadas geográficas 13º 33’ 26’’ e 18º 02, de latitude Sul e 16º 28’ 24’’ 23º 56’ 10’’ de longitude Este.

 

Distância em relação às outras cidades

 

Divisão Administrativa

Administrativamente, a província do Cuando Cubango está dividido por 9 municípios, são eles:

Município Comunas
Menongue Menongue (SEDE)
Cueio
Caindo
Missombo
Calai Calai (SEDE)
Maué (Mavengue)
Cuangar Cuangar (SEDE)
Savate
Bondo
Cuchi Cuchi (SEDE)
Cutato
Chinguanja
Vissati
Dirico Dirico (SEDE)
Mucusso
Xamavera
Kuito Kuanavale Kuito Kuanavale (SEDE)
Baixa Longa
Lupire
Longa
Mavinga Mavinga (SEDE)
Dima (Cunjamba)
Cutuile
Luengue
Nancova Nancova (SEDE)
Rito
Rivungo Rivungo (SEDE)
Luiana
Galangue (Xipundo)
Neriquinha

 

Clima

Existe essencialmente dois tipos de clima, sendo seco de estepe na faixa meridional e mesotérmico húmido de Inverno seco na faixa setentrional. A temperatura média anual é de 25 graus centígrados.

 

Grupos Étnicos

A população de Cuando Cubango é, na sua maioria, da etnia Nganguela. A língua nacional mais falada é o Nganguela. A sua composição étnica básica foi estabelecida, embora de maneira algo preliminar, no fim da era colonial.

 

População

Dados de 2005 estimavam que a população da província rondava os 714.826 habitantes, distribuídos por nove municípios, maioritariamente Nganguela (grupo etnolinguístico bantu), cuja densidade populacional é de 4 habitantes por km2.

 

Recursos Naturais

Cuando Cubango é uma província que tem recursos minerais, tais como o ferro, o quartzo, prata, diamante, mercúrio, ouro, cobre, urânio e a borracha.