Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

27 Agosto de 2020 | 11h00 - Actualizado em 27 Agosto de 2020 | 11h07

Baleia encalha na Boavista

Luanda - Uma baleia de aproximadamente quatro metros de comprimento foi encontrada morta na noite de quarta-feira, na zona da Boavista, distrito urbano da Ingombota, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

baleia encalhada na praia das Miragens, município de Moçamedes

Foto: Clemente Ndala

 O animal foi encontrado entre a proa e o cais de uma embarcação e presume-se que  terá sido levado à costa pelas ondas.

O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Mingues, informou hoje, quinta-feira, à Angop, que foram avisados por volta das 22 horas e o animal foi retirado uma hora depois.

O oficial bombeiro disse que o animal foi levado para o Instituto de Investigação Marinha do Ministério da Agricultura e Pesca.

Para o biólogo João Fernandes,  situações do género, neste período do ano, podem considerar-se muito normal e pode ser frequente, pois  tanto as baleias quanto as focas partem da zona mais a Sul da África do Sul, em função do clima, associado à procura de alimentos.

Neste período, as condições climatéricas são semelhantes às do Sul do continente e, ao acompanharem os cardumes de que se alimentam, às vezes atingem a costa por não dominarem a região.

Para o especialista em Ambiente e Ordenamento do Território, José Carlos Gouveia, neste período do ano a zona Antárctica está abaixo de zero graus centígrados e as baleias tendem a seguir para temperaturas aparentemente mais quentes, no caso as da costa angolana, em função do factor latitude e proximidade com a costa.

Esta é a terceira ocorrência do género este ano na costa de Luanda.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 09/03/2020 18:13:37

    Alunos de Viana sensibilizados sobre meio ambiente

    Luanda - Mais de dois mil alunos de várias escolas do Iº e IIº ciclo do município de Viana, em Luanda, participaram hoje ( segunda-feira), numa campanha de sensibilização sobre o meio ambiente, numa iniciativa da empresa comercial NCR.

  • 27/02/2020 21:55:43

    Estado do mar

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) antevê, até às 18h00 desta sexta-feira (28), para as quatro regiões litorais de Angola, as seguintes condições climatéricas para a navegação marítima:

  • 19/02/2020 16:33:15

    Crianças de Viana aprendem sobre preservação do ambiente

    Luanda - Cento e cinquenta crianças de várias escolas do município de Viana, em Luanda, aprenderam hoje (quarta-feira) os mecanismos sobre a preservação do ambiente e a importância da plantação de árvores.