Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

21 Outubro de 2020 | 16h50 - Actualizado em 21 Outubro de 2020 | 16h50

Bié ganha mais de 13 mil árvores de diversas espécies

Cuito - O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província do Bié plantou, entre 2018 até a presente data, 13 mil e 100 plantas de diversas espécies, no âmbito do programa de repovoamento florestal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Plantadas numa área total de mais de 100 hectares, seis mil 600 foram plantadas no polígono florestal de Caluapanda, três mil árvores no Centro Administrativo do Cuquema (Cuito), duas mil na comuna da Chipeta (Catabola) e mil 500 outras na circunscrição do Cunhinga, que tem servido de “cortinas de protecção contra ventos”, nas respectivas circunscrições.

Foram ainda plantadas árvores das espécies exóticas (pinheiros, eucaliptos, cedros) nativas (mussivi, manda) ornamentais (acácias, jacaranda, pata de elefante) e fruteiras, respectivamente.

A responsável do Departamento do IDF local, Elvira Tatiana da Conceição Soares, em declarações à Angop, hoje (quarta-feira), informou que a instituição dispõe de um viveiro florestal com a capacidade de produzir 50 plantas diversas, na comuna do Cunje (Cuito). 

Lembrou, no entanto, na plantação das árvores a instituição contou com o apoio dos jovens militantes da JMPLA, da Associação dos Escuteiros de diversas igrejas e outros. Enquanto para a fiscalização tem o apoio dos efectivos do Comanda da polícia nacional.

Sem grandes pormenores, considerou preocupante o abate indiscriminado de árvores no Bié, apontando como causas a prática das queimadas para fins da caça furtiva, produção de madeira e de carvão, está última considerada difícil a sua erradicação, por ser fonte de subsistência de muitas famílias, devido ao elevado nível de pobreza.

 

Assuntos Ambiente   Província » Bié  

Leia também
  • 14/10/2020 20:36:38

    Ambiente encerra fábrica de plástico Dong-Neng

    Luanda - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), órgão regulador e fiscalizador do cumprimento das políticas ambientais no país, encerrou nesta terça feira a fábrica de produção de plásticos Dong-Neng, soube Angop.

  • 06/10/2020 10:38:17

    Gabinete do Ambiente planta mais de 200 árvores em Saurimo

    Saurimo - Duzentos e cinquenta árvores da espécie acácia foram plantadas hoje, terça-feira, no município de Saurimo (Lunda Sul), pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, no âmbito do programa de arborização das sedes municipais.

  • 16/09/2020 17:07:23

    Ministério capacita técnicos sobre direitos humanos e ambientais

    Luanda - Técnicos de diferentes Departamentos Ministeriais foram, nesta quarta-feira, capacitados sobre direitos humanos e ambientais, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.