Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Outubro de 2020 | 15h58 - Actualizado em 05 Outubro de 2020 | 15h58

Cangandala ganha primeira escola do II ciclo de ensino

Malanje - O município de Cangandala, 28 quilómetros a sul da cidade de Malanje, vai contar dentro de seis meses, com a primeira escola do II ciclo de ensino secundário, com capacidade para albergar mais de 900 estudantes em dois turnos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A obra, orçada em mais de 156 milhões de kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), será erguida numa área de dois mil e 500 metros quadros e contará com 12 salas de aulas, gabinetes, sala de reuniões, entre outras dependências.

Ao proceder hoje ao lançamento da primeira pedra, a administradora municipal de Cangandala, Engraça dos Santos, referiu que a construção da escola constitui uma mais-valia para os munícipes, tendo em conta que vai permitir aos jovens estudantes a prosseguirem com os seus estudos na circunscrição.

Na ocasião, o responsável da empresa construtora AJMS construções, João Constantino dos Santos, garantiu cumprir com os prazos contratuais.

As obras garantiram 12 empregos directos a jovens locais.

Neste ano lectivo, encontram-se matriculados em Cangandala, da iniciação ao 2º ciclo de ensino, 16 mil e 148 alunos, cujas aulas são asseguradas por 334 professores.

A par da escola, o município de Cangandala foi ainda contemplado com a construção e apetrechamento de uma escola de sete e quatro salas de aulas do I ciclo do ensino primário no bairro Utende, avaliada em 82 milhões kwanzas, terraplanagem de dois troços de 85 e 60 quilómetros que ligam a sede municipal as comuna do Bembo, Caribo e Culamagia.

A terraplanagem dos dois troços está orçada em 435 milhões de kwanzas cada e contempla ainda sete pontecos, com prazos de execução de 6 meses, ambos a cargo da empreiteira Queirós Ribeiro, cujo lançamento da pedra foi feito em Setembro último pelo Governador Provincial, Norberto dos Santos.

Cangandala é constituído pelas comunas Sede, Bembo, Culamagia e Caribo.

 

Leia também
  • 05/10/2020 15:53:23

    Batas brancas voltam às escolas

    Luanda - O primeiro dia de aulas na província de Luanda, neste período de pandemia, decorre com normalidade, em centenas de escolas do ensino universitário, do I e II Ciclos do ensino secundário, que cumprem à risca as medidas de biossegurança impostas pelo Governo.

  • 05/10/2020 15:30:09

    Covid-19: Adiada testagem massiva de professores

    Ndalatando - A testagem massiva de professores da província do Cuanza Norte contra a Covid-19, anteriormente marcada para o último final de semana, foi adiada para terça-feira, devido a problemas técnicos e questões organizativas.

  • 05/10/2020 14:54:14

    Covid-19: Covid-19: Administrador pede engajamento dos pais

    Matala - O administrador municipal da Matala, na província da Huíla, Miguel Vicente, solicitou hoje, segunda-feira, a colaboração dos pais, encarregados de educação e gestores escolares a reforçarem o trabalho de sensibilização e orientação dos alunos no regresso às aulas, para o cumprimento das medidas de biossegurança e prevenção da Covid-19 nas escolas.