Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

22 Outubro de 2020 | 10h38 - Actualizado em 22 Outubro de 2020 | 10h40

Executivo prioriza educação no Plano Anual 2021

Luanda - Os projectos e actividades dos sectores da educação, saúde, acção, protecção social e projectos com impacto na produção nacional constam das prioridades do Plano Anual (PA) 2021 do Executivo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Milton Reis, Secretário de Estado para o Planeamento

Foto: Francisco Miúdo

O programa, que prioriza, igualmente, os projectos e actividades com financiamento assegurado, prevê a implementação de oito mil e 809 Acções Prioritárias (Projectos e Actividades), visando concretizar 345 metas de 182 objectivos, distribuídos em 6 eixos.

O PA 2021 identifica as Acções Prioritárias (Projectos e Actividades) a serem desenvolvidas pelos diferentes órgãos que compõem o Sistema Nacional de Planeamento, em todo o território nacional, para a materialização das metas estabelecidas nos 70 Programas de Acção do PDN 2018-2022 revisto, com referência ao ano de 2021.

Conforme o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, que falava no habitual Briefing Bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) para balanço das acções de financiamento no âmbito do Prodesi, o programa será apreciado em sede da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

Em relação a Execução, Monitorização e Avaliação do Plano, Milton Reis fez saber que define um mecanismo assente em dois momentos, sendo a avaliação permanente, com um reporte mensal e outro trimestral e avaliação Anual, a ter lugar imediatamente após o final do ano.

Informou que, no âmbito do Plano Operacional de Estruturação de Parcerias Público Privadas (PPP), até Dezembro de 2021, após a sua aprovação na 9ª Sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, foram implementadas algumas acções.

Entre as acções, contam a indicação dos representantes sectoriais para a estrutura de monitorização e acompanhamento dos projectos incluídos no plano, coordenada pelo ministro da Economia e Planeamento, bem como um cronograma para reuniões regulares da estrutura de monitorização e acompanhamento dos projectos e a Criação de um Repositório de projectos, onde são partilhadas todas as informações disponíveis sobre o estado de evolução de cada projecto.

O principal objectivo do Plano Operacional de Estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) é de evitar que estas iniciativas sejam implementadas como uma alternativa as restrições orçamentais.

O plano estabelece as fases para a preparação, negociação e lançamento dos procedimentos para a operacionalização das PPP e define uma lista indicativa de 41 potenciais projectos de investimento a serem estruturados nesta modalidade.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 21/10/2020 22:32:07

    Governo avalia retoma de aulas no ensino primário

    Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, admitiu nesta quarta-feira, em Luanda, a possibilidade de o Governo reavaliar a data do reinício das aulas do ensino primário.

  • 19/10/2020 22:02:48

    BNI financia construção de escola em Caculo-Cabaça

    Luanda - Uma escola primária está em construção na localidade de Caculo-Cabaça, município da Banga, província do Cuanza Norte, numa iniciativa do Banco de Negócio Internacional (BNI).

  • 19/10/2020 17:52:22

    MED repudia Escola Portuguesa

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) repudiou, nesta segunda-feira, a Escola Portuguesa de Luanda pela suspensão das aulas presenciais, por "alegada falta de condições de biossegurança".