Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

21 Outubro de 2020 | 20h56 - Actualizado em 21 Outubro de 2020 | 21h00

Covid-19: Lunda Norte com ruptura de testes

Dundo- A província da Lunda Norte regista ruptura no stock de testes rápidos da Covid-19, informou, nesta quarta-feira, a porta-voz da Comissão Multissetorial de Resposta a pandemia, Filomena Simão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da cidade do Dundo, na Lunda-Norte

Foto: Angop

Em declarações à imprensa no final de uma reunião ordinária da referida Comissão, Filomena Simão avançou que dos mil testes rápidos apenas restam  15, insuficiente para a demanda da região.

A responsável sublinhou que tal situação tem estado a condicionar a testagem de cidadãos que furam a cerca sanitária de Luanda  e daqueles que, por necessidades inadiáveis e/ou "extremamente", urgente solicita testes para se deslocarem à capital do país.

Avançou que a escassez de testes está, igualmente, a condicionar o regresso dos voos da companhia de bandeira angolana (TAAG).

Conforme o responsável, trata-se de uma situação já reportada a Comissão Interministerial de Resposta à Covid-19, que assegurou que a resolução para breve.

Por outro lado, informou que a província foi reforçada com material de biossegurança para intensificar as medidas de prevenção nos hospitais de referência, escolas e instituições públicas.

As autoridades na Lunda Norte controlam 71 cidadãos em quarentena domiciliar.

A Lunda Norte tem o registo, há três meses, do único caso de Covid-19, o mesmo residente no município do Cuango e já recuperado.
 

Leia também
  • 21/10/2020 21:15:58

    Covid-19: Doentes positivos no Uíge sobe para 39 casos

    Uíge - Com o anúncio de mais 15 novos casos de Covid-19 no Uíge hoje, quarta-feira, pelo Secretário de Estada da Saúde Pública, Franco Mufinda, a província sobe para 39 doentes da pandemia, contra os 24 anteriores.

  • 21/10/2020 17:46:56

    Covid-19: Caso dois infecta quatro técnicos de saúde

    Malanje - Quatro técnicos de saúde do Hospital Regional de Malanje foram infectados com a Covid-19, por manterem contacto directo com o caso dois da província, conhecido desde o dia 12 do corrente.

  • 21/10/2020 17:13:06

    Covid-19: Saúde no Uíge intensifica busca dos contactos dos 24 casos

    Uíge - A equipa de resposta rápida de prevenção e combate à Covid-19 no Uíge intensificou hoje, quarta-feira, a busca de informações e dados dos contactos directos dos 24 casos positivos até agora registados na província, com o último anunciado terça-feira.