Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Outubro de 2020 | 20h13 - Actualizado em 30 Outubro de 2020 | 20h13

Covid-19: Hospital de Campanha da Lunda Norte recebe primeiro paciente

Dundo - O Hospital de Campanha da Lunda Norte, localizado na Centralidade do Mussungue, município do Chitato, recebeu, quinta-feira, o primeiro paciente infectado com o novo coronavírus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ilustração do COVID-19

Foto: Divulgação

Trata-se de um cidadão de 26 anos de idade, efectivo da Polícia Nacional, diagnosticado com à Covid-19, na última quarta-feira,  importado de Luanda.

De acordo com o coordenador adjunto da Comissão Multissectorial de Resposta à Covid-19 na Lunda Norte,  Gimi Nhunga, foi, igualmente, isolada a esposa do referido paciente, depois do teste rápido  resultar positivo, aguardando o diagnóstico da testagem laboratorial.

Avançou que decorre, igualmente, a investigação dos contactos do paciente para serem testados, acrescentando que a residência, localizada  no bairro Satxindongo, foi desinfectada e isolada.

Inaugurado em Agosto do ano em curso, o  hospital conta com 27 naves preparadas para receber e tratar pacientes com patologias leves, assintomáticos e graves (cuidados intensivos).

Dispõe ainda de áreas para logística, laboratório e Raio X, balneários, sala dos médicos e para a administração da unidade.

Das 200 salas de internamento, totalmente apetrechadas, 20, com igual número de ventiladores, estão reservadas para pacientes em estado grave e/ou crítico.

Na mesma estão instalados dois geradores de 330 kva cada para servirem de fontes alternativas de fornecimento de energia eléctrica.

Três médicos (dois especialistas em cuidados intensivos e um em medicina geral) vão assegurar a assistência médica aos pacientes, sobretudo em estado grave, apoiados por outros técnicos (enfermeiros, técnicos de diagnostico, entre outros).

A Lunda Norte conta com dois casos positivos, sendo que um está já recuperado.

Leia também
  • 29/10/2020 19:04:26

    Covid-19: Segundo caso da Lunda Norte é importado

    Dundo - O segundo caso positivo da província da Lunda Norte anunciado, na quarta-feira, foi importado de Luanda.

  • 28/10/2020 17:15:51

    Covid-19 : Minsa desaconselha viagens

    Dundo - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, aconselhou na terça-feira os angolanos a evitarem viagens "desnecessárias" no interior e exterior do país, porque a situação epidemiológica não recomenda.

  • 28/10/2020 10:25:21

    Minsa incentiva especialização

    Dundo - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, incentivou, no Dundo, Lunda Norte, os profissionais do sector a se especializarem, evitando que o Estado gaste verbas na importação de médicos especialistas.