Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Outubro de 2020 | 15h25 - Actualizado em 29 Outubro de 2020 | 15h25

Cunene terá novo Hospital Geral

Ondjiva- A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, anunciou hoje, a construção de um novo Hospital Geral de referência na cidade de Ondjiva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Gerdina Didalelwa, Governadora provincial

Foto: JOSÉ CACHIVA

O  novo hospital será erguido no recinto onde tem sido realizado a  Feira Agro-pecuária do Cunene, contando com  novas especialidades médicas em relação ao actual, cujo bloco operatório ardeu em no dia 5 de Outubro deste ano.

O local onde será erguido o novo hospital é de fácil acesso da Estrada Nacional 105 e no local já há água e energia eléctrica da rede pública.  

A construção do novo Hospital Geral no Cunene foi confirmado pela  Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante a visita de avaliação do  estado do Hospital Geral de Ondjiva, horas depois do incêndio que destruiu completamente a ala de cirurgia e o posto de armazenamento de oxigénio.

Desde o incêndio, o Hospital Geral de Ondjiva transferiu os serviços de cirurgia no Hospital da Missão Católica do Chiulo e encaminhou 200 doentes para os centros de saúde do Onahumba, Cafitu e no Hospital Municipal do Cuanhama, no bairro do Ekuma, arredores de Ondjiva.

O incêndio, que deflagrou  por volta das 22h00 num equipamento instalado no telhado do bloco operatório, resultou  em explosões das botijas de oxigénio.

Fundado em 1934, o Hospital Geral de Ondjiva é o maior na província do Cunene. Com capacidade de internamento de 250 camas, beneficiou, em 2014, de uma intervenção de melhorias e ampliação.

A unidade conta com sete naves ligado ao internamento, pediatria, maternidade, bloco operatório, banco de urgência, laboratório de microbiologia, sala de tomografia axial computorizada (TAC), farmácia e salas de esperas.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 25/10/2020 23:09:53

    Covid-19: Cidadãos violam regras sanitárias

    Luanda - Apesar do aumento substancial de casos de Covid-19 em Angola, particularmente na província de Luanda, milhares de cidadãos continuam a ignorar, em diferentes localidades do país, as medidas de prevenção e controlo da pandemia.

  • 17/10/2020 20:13:14

    Covid-19: Doente foragido localizado na Namibia

    Ondjiva - O paciente que fugiu na terça-feira última do Hospital Municipal de Ombadja, 97 quilómetro de Ondjiva, capital do Cunene, foi encontrado, tres dias depois, na vizinha República da Namíbia, em tratamento.

  • 16/10/2020 17:51:24

    Covid-19: Governadora quer maior rigor na higienização

    Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, pediu hoje, sexta-feira, em Ondjiva, a população a reforçar as medidas de segurança e higienização, para impedir a propagação do vírus da Covid-19.